Sexta, 31 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Prisão Operador PCC

Preso no sul da Bahia um dos principais operadores financeiros de facção criminosa nacional

Ação conjunta entre MPBA, Polícia Militar e Polícia Federal foi realizada em Porto Seguro.

30/10/2025 21h48
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Divulgação / MP-BA
Foto: Divulgação / MP-BA

Um dos principais operadores financeiros do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso nesta quinta-feira (30), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A ação foi realizada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco Sul, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Federal. O suspeito foi localizado em via pública, dentro de um veículo.

A prisão faz parte da operação “Off White”, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), deflagrada na cidade de Campinas para combater esquemas de lavagem de dinheiro ligados a empresários, traficantes e integrantes do PCC. No total, foram cumpridos oito mandados de prisão e onze de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de doze imóveis de luxo e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.

De acordo com as investigações, o homem preso na Bahia era responsável por movimentar e ocultar recursos obtidos com o tráfico de drogas, fazendo o dinheiro circular em empresas aparentemente legais. O objetivo era ocultar a origem criminosa dos valores e dificultar o rastreamento dos beneficiários.

As apurações tiveram início a partir de materiais coletados em outras operações do Gaeco paulista — “Linha Vermelha” e “Pronta Resposta”. Os investigados devem responder por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Entenda: o que é um operador financeiro do crime
O operador financeiro é quem administra o dinheiro de uma organização criminosa. Ele atua para lavar recursos ilícitos, ou seja, fazer o dinheiro “sujo” parecer legal. Para isso, utiliza empresas, imóveis, investimentos e contas bancárias em nome de terceiros, dificultando que as autoridades identifiquem a origem dos valores e os verdadeiros donos.

Com informações do Ministério Público do Estado da Bahia.

 


Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.