O Festival de Música e Artes Olodum 2025 (FEMADUM), vai movimentar Salvador em duas etapas neste ano, com uma homenagem especial a Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, duas mulheres que marcaram a história da música brasileira.
As atividades culturais e artísticas acontecem de 13 a 16 de novembro, enquanto o festival de música e os grandes shows estão marcados para os dias 6 e 7 de dezembro, no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.
A mudança no calendário foi necessária por causa do Enem, período em que a Prefeitura de Salvador não autoriza bloqueios de ruas para eventos. A ideia é garantir o deslocamento dos estudantes durante as provas.
Além das apresentações musicais, o Olodum também vai promover o curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, de 17 a 21 de novembro, na Escola Olodum, no Pelourinho. O curso será ministrado por Marcelo Gentil e Zeca Teodoro, com 30 vagas voltadas a artistas e produtores culturais interessados em aprender sobre projetos de cultura afro-brasileira e economia criativa.
Com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”, o FEMADUM reafirma seu papel como um dos maiores festivais culturais gratuitos da Bahia, reunindo milhares de pessoas em torno da arte, da resistência e da valorização da cultura afro-latino-americana.
Criado pelo Bloco Afro Olodum, o festival é reconhecido por promover oficinas, apresentações e mostras culturais que fortalecem a identidade e o protagonismo da cultura negra.
Serviço
O quê: FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum
Tema: “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”
Homenageadas: Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata
Local: Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA)
Etapa 1: 13 a 16 de novembro de 2025 (atividades artísticas e culturais)
Etapa 2: 6 e 7 de dezembro de 2025 (festival de música e shows)
💬 Com informações do Olodum
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 17° Máx. 20°
Chuva