Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Desde 2022, a população e a comunidade escolar do bairro Brasília em Feira de Santana, vem reclamando que o terreno ao lado da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, localizada na rua Lopes Rodrigues no bairro Brasília, tem sido utilizado para descarte irregular de lixo. À época, uma professora relatou que constantemente do terreno vinha fumaça preta que sufocava as crianças, animais peçonhentos, além do mau cheiro intenso.
Agora em 2025, a situação continua. O secretário de Serviços Públicos (SESP) Justiniano França e o ex vereador Carlito do Peixe estiveram no local na manhã desta sexta (12), onde relataram em entrevista ao Conectado News as ações que serão feitas para solucionar o problema.
"A princípio queremos organizar e fazer um ponto provisório de descarte de maneira organizada, no próximo ano queremos fazer um ecoponto mesmo, onde os carroceiros poderão fazer o descarte de forma ordenada para que não prejudicar a população, pedi ao ex-vereador Carlito do Peixe, para fazermos uma reunião com os carroceiros da comunidade, a fim de dialogar, pois não queremos tirar o trabalho e a renda de ninguém, mas precisa ser feito de forma organizada, para que a população e as escolas não sejam prejudicadas com esse tipo de descarte que vem acontecendo. Pedirei ao secretário de Prevenção a Violência (SEPREV), Luziel Andrade, para fazermos o monitoramento dessa localidade, como já temos em outros locais, foram multados muitos veículos que estão fazendo descarga, a mesma coisa acontecerá aqui, neste local organizaremos apenas para os carroceiros", disse o secretário.
Ex vereador Carlito do Peixe
"É uma ação da Prefeitura bem representada pela SESP, mesmo sem mandato, continuo trabalhando, pedindo quando sou procurado, o setor público tem que atender o povo, aqui é o bairro onde comecei e encerrei minha vida política, por isso continuamos pedindo não só ao secretário Justiniano, mas a outras áreas, ao prefeito José Ronaldo (UB). Sabemos que a população tem que colaborar para o serviço ficar melhor para eles, de uma forma que ao limpar, não venha a sujar novamente, um vem joga, outro vê e faz também, começa a acumular e volta a ser como era antes, faremos ações educativas, acontecerá uma conversa do secretário com a comunidade e o pessoal das carroças e carros menores, que usam muito o local para descarte".
"Passarinho", carroceiro
O carroceiro conhecido na comunidade como "Passarinho, pediu aos colegas que tenham concisciencia e ajam da forma correta, para que isso não venha a impactar da renda dos trabalhadores.
"Vai ficar difícil, porque se tirar o lixão, perderemos o nosso ganha pão, temos que trabalhar certo, como o secretário disse, devemos jogar o lixo dentro da caixa e não no chão, alguns trabalham certo, mas outros joga no chão, temos que dar exemplo, senão perderemos nosso trabalho e seremos multados pela Prefeitura".
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Parcialmente nublado