Segunda, 04 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Denuncia

Professora afirma ter sido demitida após foto com ex-prefeito durante evento público em Itabuna

Aline afirma que já havia trabalhado na escola profissionalizante em gestões anteriores, mas que essa foi sua primeira experiência durante a administração de Augusto Castro

04/08/2025 09h52 Atualizada há 1 hora
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

A professora Aline Nascimento, massoterapeuta e esteticista, alega ter sido desligada da Escola Profissionalizante de Itabuna após tirar uma foto com o ex-prefeito ACM Neto, atualmente opositor da gestão de Augusto Castro (PSD). O registro foi feito durante as comemorações do aniversário da cidade, em um evento com a presença de autoridades e servidores municipais.

Em entrevista ao programa Levante a Voz, Aline relatou que ela e outras colegas foram convidadas a participar da festividade e, ao passarem por um corredor lotado de pessoas, acabaram sendo puxadas para posar em uma fotografia com o ex-prefeito, a primeira-dama e outras lideranças. “Cumprimentamos com um abraço, um aperto de mão, e fizemos a foto. Não vi mal algum nisso. Não sou militante política, não sabia que ele era opositor direto do atual prefeito”, disse.

Segundo a professora, no dia seguinte, começaram os rumores de que ela seria demitida. “Recebi mensagens dizendo que meu contrato havia vencido. Mas o curioso é que só o meu foi encerrado, enquanto colegas que entraram na mesma época permanecem na escola”, afirmou. Ainda de acordo com Aline, outras três profissionais também foram afastadas, uma delas concursada.

Ela também afirma ter recebido prints, áudios e até mensagens no grupo da escola confirmando o desligamento das colegas, apesar de o prefeito ter negado publicamente as demissões. “Fui informada informalmente, por uma publicação no WhatsApp, agradecendo pelos meus serviços. Não recebi aviso prévio, nem qualquer notificação oficial. Estávamos com o plano de aula em andamento.”

Aline afirma que o caso ganhou repercussão após ela gravar um vídeo desabafando com seus alunos. “Pedi para não divulgar, mas depois que o vídeo foi compartilhado e chegou ao CN Neto, ele se manifestou publicamente, criticando a situação. Só então veio a decisão de recontratar as colegas. Algumas foram coagidas a divulgar nota dizendo que tudo foi um engano, como se eu estivesse mentindo.”

Ainda segundo a professora, vereadores chegaram a interceder junto ao prefeito para impedir sua demissão, argumentando que ela não tinha vínculo político com nenhum grupo. “Um deles chegou a mandar uma foto mostrando que eu tirei foto com o ex-prefeito, mas não com ele. Disseram que o prefeito estava irredutível.”

Aline afirma que já havia trabalhado na escola profissionalizante em gestões anteriores, mas que essa foi sua primeira experiência durante a administração de Augusto Castro. “Fico triste por tudo isso, pois o foco do meu trabalho era ensinar. Infelizmente, virou uma questão política. E isso custou meu emprego.”

A Prefeitura de Itabuna chegou a emitir nota afirmando que o contrato da professora teria chegado ao fim por prazo natural, negando qualquer motivação política. A professora, no entanto, contesta: “Se meu contrato venceu, por que as outras que entraram comigo seguem trabalhando normalmente?”

Aline encerrou a entrevista agradecendo o espaço e reiterando seu desejo de que o caso seja revisto. “Só quero seguir trabalhando com dignidade, fazendo o que sei e gosto de fazer, que é ensinar.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.