Agentes comunitários de saúde participam, nesta segunda-feira (4), de uma capacitação sobre o calendário de imunização 2025, que contempla todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. O encontro, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou na abertura com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
Esta é a segunda formação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde neste ano, com foco na atualização e qualificação dos profissionais que atuam na rede municipal. A capacitação atende a uma demanda da própria categoria e reforça o compromisso da atual gestão com a educação permanente em saúde.
“Essa capacitação já era uma solicitação da categoria, e a nova gestão está promovendo esses momentos como forma de valorizar e fortalecer a educação em saúde. Hoje vamos abordar todo o calendário vacinal de 2025, incluindo as mudanças recentes, para que esses profissionais estejam preparados para orientar a comunidade”, explicou Vanessa Cajuí, enfermeira e referência técnica em Imunização.
Entre os temas abordados, destacam-se atualizações sobre vacinas como a CWY (meningocócica), antitetânica, febre amarela, entre outras. Os agentes também estão sendo orientados sobre estratégias de busca ativa, para identificar pessoas com caderneta de vacinação desatualizada e encaminhá-las às unidades de saúde.
O secretário Rodrigo Matos destacou o papel fundamental dos agentes comunitários na transformação da saúde pública e no fortalecimento da atenção básica. Para ele, investir na formação desses profissionais é garantir um SUS mais eficiente e duradouro.
“Estamos iniciando um processo contínuo, e a gestão está à disposição de vocês para construirmos juntos um sistema de saúde fortalecido. Nosso maior patrimônio é o SUS, e o Programa Nacional de Imunizações é uma de suas maiores riquezas. Levem esse conhecimento para a comunidade e ajudem a salvar vidas”, afirmou.
A chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, também presente na mesa de abertura, reforçou a importância do trabalho dos agentes. “Vocês fazem a diferença na Atenção Primária”, disse.
Ainda participaram da abertura do evento o diretor da Rede Própria à Saúde, Sebastião Oliveira, e o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Everaldo Vitório.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo