Segunda, 28 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Palco Cultural Livro

Lançamento da Antologia “Mulheres Negras: Vozes, Olhares E Mãos” em Feira de Santana

“Escrevivências é o ato de escrever a partir  das experiências de vida, com um olhar crítico e transformador”. - Conceição Evaristo

25/07/2025 13h49
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Acontece lançamento da Antologia Mulheres Negras: Vozes, Olhares e Mãos, dia 03 de agosto de 2025 (domingo), a partir das 09 horas, no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, em Feira de Santana, (ao lado do Fórum Filinto Bastos), com entrada gratuita aberta ao público.

De acordo com a idealizadora da obra, a professora Delma Pereira, a escrita de mulheres negras resistem, resistem às diversas tentativas de apagamentos étnicos, estéticos, culturais e epistêmicos frente às representações legitimadas, ecoando nas suas narrativas, experiências e perspectivas de proporcionar visibilidade, empoderamento no desafio de desmistificar estereótipos e preconceitos. Essa escrita traduz o atravessamento entre raça, gênero e desigualdades sociais, mulheres negras da classe trabalhadora, no enfrentamento às opressões vividas diariamente, inclusive na produção literária. 

Organizada pela escritora Delma Pereira, professora da rede municipal de ensino de Feira de Santana, Mestra em Educação Científica Inclusão e Diversidade pela UFRB, além de militante negra e das pessoas com deficiência, palestrante e coautora de outras antologias, é idealizadora desse sonho que se materializa nesse tempo. 

A obra é prefaciada pela professora Maria Cristina de Jesus Sampaio, escritora, pesquisadora, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e ativista antirracista quilombista. A antologia “Mulheres negras: vozes, olhares e mãos” traz a potencialidade de sessenta e quatro (64) autoras negras, de diferentes lugares, religiões, faixa etária, profissões, uma variedade de narrativas que compartilham com os leitores suas experiências em produções literárias. A partir dessa perspectiva, essa Antologia, traz um coletivo de poemas, prosas poéticas, contos, ensaios, crônicas, além das biografias de todas as coautoras desse primoroso trabalho, que amplia, oferece outros modos de ver e de representar o mundo, através de escritas de mulheres negras intelectuais.

A publicação ficou a cargo da Rubi Editora, instituição que além de possibilitar a materialização desse projeto grandioso, validou todo o processo sonhado a exemplo da capa que de forma equânime contempla todas as escritoras a partir de uma estética afro-referenciada e afetiva. 

Por fim a integrante da comissão de divulgação, a professora Hely Pedreira, deixa uma mensagem em convite geral para o lançamento: “Sendo assim nesse sentimento de UBUNTU, “Sou por que nós somos” e que cada vez mais precisamos nos aquilombar é que temos a honra de convidar toda a sociedade para esse memorável momento que contará além das narrativas da escritoras, evidenciando seus momentos de construção para essa antologia, momento cultural com músicas em vozes femininas, exposições, performance degustação entre outros.”
E completa informando que vale salientar que além dos exemplares que estarão disponíveis no lançamento, terão orientações de como adquirir exemplares posteriormente. “Portanto aguardamos você para celebrar essa grande conquista e se inspirar a trilhar a caminho da escrita de si a partir de nós!,” enfatiza Hely. 

Serviço:

O QUE: Lançamento da Antologia Mulheres Negras: Vozes, Olhares e Mãos.
QUANDO: 03 de agosto de 2025, Domingo, a partir das 9 horas
QUEM:  Delma Pereira (Idealizadora e organizadora da Antologia)
ONDE: Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim
ENDEREÇO: Rua Coronel Álvaro Simões, 101, Centro- Feira de Santana-BA (Ao lado do Fórum Desembargador Filinto Bastos) 
QUANTO: Gratuito - Aberto ao público

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.