A cidade de Feira de Santana está prestes a ganhar mais uma importante unidade de saúde. Em entrevista concedida durante visita às obras, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada em uma área de grande expansão urbana, terá estrutura diferenciada e capacidade para atender até 21 mil pessoas, com foco na atenção primária e no atendimento de forma integral e equitativa.
Segundo o secretário, essa UBS tem um porte maior que as demais já existentes no município. “A equipe de saúde da família atende, em média, 3.500 pessoas. Como essa unidade pode abrigar até seis equipes, isso representa um alcance de até 21 mil pessoas. É trazer a saúde para perto das pessoas e mostrar que não é só discurso, é prática, com construção, com máquina, com gente trabalhando”, afirmou.
A nova UBS deve impactar positivamente na vida dos moradores da região, que atualmente buscam atendimento em bairros como Jaíba. Com a entrega da unidade, a expectativa é de desafogar as demais UBSs e garantir o princípio da universalidade do SUS. “Trazer a saúde como um direito do cidadão, perto de casa, é seguir a recomendação da Estratégia de Saúde da Família”, ressaltou.
Rodrigo Matos também destacou a informatização da nova unidade como ponto fundamental. A UBS será totalmente integrada ao sistema de regulação de saúde, o que permitirá um melhor acompanhamento das filas de espera. “Se eu conheço a fila de espera, consigo fazer uma gestão eficiente e atuar diretamente nela”, explicou.
Quanto ao quadro de funcionários, quando a UBS estiver em pleno funcionamento, deverá contar com mais de 30 profissionais. Cada equipe básica inclui, no mínimo, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, além de profissionais administrativos e de apoio.
O secretário explicou que os especialistas que atuarão na unidade virão através das EMUDs (Estratégia de Matriciamento em Unidades Descentralizadas), que antes eram conhecidos como NASFs. A definição dos profissionais será feita após a UBS entrar em operação, respeitando as necessidades e especificidades da área.
Rodrigo Matos também comentou sobre os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a parceria entre os governos municipal, estadual e federal. “Feira de Santana é estratégica não só para a Bahia, mas para o Brasil. Tudo que acontece aqui repercute nacionalmente. Temos recebido apoio importante da CESAB e também do Ministério da Saúde”, pontuou.
A expectativa é que a UBS esteja funcionando de forma plena em até um ano após a entrega da obra, com a implantação das equipes sendo feita de forma escalonada.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 28°
Tempo nublado