Segunda, 28 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Bahia suspensão

Medicamernto milionário é suspenso no Brasil após mortes nos EUA

Óbitos por falência hepática motivam medida preventiva no Brasil

28/07/2025 06h50
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu, a partir da  temporariamente a comercialização, fabricação, importação e uso do medicamento Elevidys®, terapia gênica da Roche, após relatos de mortes por falência hepática nos EUA. Os óbitos envolveram pacientes com distrofias musculares em situações não autorizadas no Brasil, o que motivou a suspensão preventiva da agência reguladora. A medidad foi divulgada na quinta-feira (24).

O fármaco, aprovado no país em dezembro de 2024, é indicado somente para crianças entre 4 e 7 anos com mutação no gene DMD. Desde então, cerca de dez pacientes brasileiros foram tratados, sem registro de falecimentos. Três eventos adversos foram notificados, dois considerados prováveis e sem gravidade, e um terceiro classificado como pouco relacionado ao remédio.

Apesar dos efeitos colaterais relatados estarem previstos em bula, como alterações hepáticas e gastrointestinais, a agência adotou a medida em alinhamento com a Roche para aprofundar a análise de possíveis riscos. A hepatotoxicidade já é uma preocupação conhecida associada ao vetor viral usado.

A Anvisa continuará monitorando o cenário em cooperação com as agências dos EUA e Japão. O uso de Elevidys® segue suspenso até que haja nova avaliação de segurança, eficácia e medidas de controle aprimoradas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.