Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Avaliação

Delegado Yves Correia contesta dados de violência e destaca redução de homicídios em Feira de Santana

Yves enfatizou que as forças de segurança têm atuado de forma integrada e estratégica, com ações cirúrgicas e efetivas que resultaram na redução dos índices de homicídios em Feira

03/06/2025 09h23
Por: Mayara Naylanne
Foto: Onildo Rodrigues
Foto: Onildo Rodrigues

Durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues a Feira de Santana, nesta terça-feira (3), o coordenador regional da Polícia Civil, delegado Yves Silva Correia, rebateu dados que apontam aumento da violência na cidade e destacou os avanços no combate à criminalidade. Segundo ele, a divulgação de informações distorcidas pode gerar pânico na população e prejudicar o desenvolvimento econômico da região.

"Estão sendo inseridos dados de acidentes e ocorrências de municípios que não pertencem à área do CPR-L ou da Coordenadoria de Feira de Santana. O Hospital Clériston Andrade, por exemplo, recebe pacientes regulados de mais de 120 municípios da Bahia. Se esses atendimentos são contabilizados como sendo daqui, isso distorce completamente a realidade", afirmou.

Yves enfatizou que as forças de segurança têm atuado de forma integrada e estratégica, com ações cirúrgicas e efetivas que resultaram na redução dos índices de homicídios em Feira. "Desde fevereiro, registramos quedas históricas. Março teve a maior redução em 20 anos, fevereiro a maior em 15 anos e, agora em maio, tivemos o menor número de homicídios em uma década, com 15 casos registrados. Isso não é acaso, é fruto de muito trabalho e inteligência", ressaltou.

O delegado também criticou a divulgação de informações não oficiais sobre a violência. "Quando dados falsos são divulgados, isso cria um medo infundado na população e afasta investimentos. Empresários que pensam em vir para cá acabam desistindo por uma imagem que não corresponde à realidade. É fundamental que se busquem os dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública da Bahia", pontuou.

Yves destacou ainda a prisão recente de um dos principais líderes de uma facção criminosa, realizada em São Paulo com base em uma investigação iniciada em Feira de Santana. “Isso mostra a força da nossa inteligência. A Polícia Civil daqui vem dando respostas firmes e consistentes ao crime organizado.”

Questionado sobre a recente transferência das delegacias especializadas em furtos e homicídios, o coordenador explicou que a mudança visa aproximar as unidades de setores estratégicos, como a Polícia Técnica e a Delegacia de Cargas, para otimizar os resultados. “É uma forma de integrar melhor as investigações, dar mais celeridade e eficiência às ações policiais.”

Por fim, o delegado ressaltou a importância de estratégias de segurança pública a curto, médio e longo prazo. "A curto prazo, temos as prisões e mandados cautelares. A médio e longo prazo, é fundamental investir em educação, ações sociais, palestras e iniciativas que evitem a entrada de jovens no mundo do crime. Não basta prender, temos que quebrar esse ciclo de violência", concluiu.

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.