Sexta, 06 de Junho de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Feira é medíocre

Presidente da CDL jovem critica São João de Feira e cobra festa à altura da cidade

Feira de Santana, uma das cidades mais importantes da região, ainda não realiza um São João à altura de sua grandiosidade.

02/06/2025 13h02 Atualizada há 2 dias
Por: Mayara Naylanne Fonte: Conectado News
Foto: Luiz Santos
Foto: Luiz Santos

Durante o lançamento da campanha “São João de Prêmios”, o presidente da CDL Jovem, Luiz Mercês Júnior, fez um apelo contundente pelo fortalecimento do São João de Feira de Santana. Em suas palavras, a festa atual poderia ser melhor diante do potencial da cidade. Embora ele tenha ressaltado que sua fala não é uma crítica, mas uma sugestão construtiva, o recado foi claro: Feira precisa assumir o protagonismo que lhe cabe no calendário junino do Nordeste.

Feira de Santana, uma das cidades mais importantes da região, ainda não realiza um São João à altura de sua grandiosidade. Essa é a avaliação de entidades de classe locais, que reforçam a necessidade de investir em uma festa tradicional nordestina com potencial para movimentar significativamente a economia da cidade.

Leia também:  Prefeitura de Feira divulga oficialmente a grade de atrações dos festejos juninos

Secretária de Desenvolvimento Econômico destaca impacto dos festejos juninos na economia e no turismo de Feira de Santana

"A gente escuta muito, observa, e percebe que há uma cobrança natural do feirense. Por que Feira, que é a maior cidade do interior nordestino, não tem um grande São João, enquanto cidades pequenas realizam festas que ganham projeção nacional?", questionou Luiz Mercês, durante o evento.

Segundo ele, o investimento em um São João robusto não é gasto, mas aplicação estratégica de recursos públicos. “O São João é uma festa que é da gente, que movimenta o comércio, aquece a economia, gera emprego. As pessoas compram roupas, sapatos, maquiagem, ingredientes para comidas típicas. É um ciclo completo de consumo que deixa retorno para a cidade”, afirmou.

Ele também destacou exemplos de fora: "O Rio de Janeiro, por exemplo, investiu R$ 90 milhões em um show da Lady Gaga e teve um retorno de mais de R$ 500 milhões na economia. E Feira? Gastou um valor alto na Micareta e o que ficou como legado? A gente precisa investir em eventos que tragam resultados de verdade."

Representando a CDL Jovem, Luiz Mercês destacou que o diálogo com o poder público tem melhorado, especialmente com o novo governo municipal. “A prefeitura tem demonstrado mais abertura para conversar, repensando até a Micareta. Isso nos anima, porque se estão revendo o formato da Micareta, por que não fazer o mesmo com o São João? Feira pode mais. A gente está sugerindo isso com base no que dá certo.”

Feira de Santana precisa sonhar mais alto

Para Luiz, o município tem infraestrutura, aeroporto, logística e economia que permitiriam sediar um dos maiores São João do país — mas falta vontade política. “Sozinhas, as entidades não conseguem fazer, mas estamos dispostos a apoiar, articular com empresas, buscar patrocínio. Com planejamento, dá pra começar pequeno e crescer a cada ano. Só não pode continuar do jeito que está: uma festa tímida, escondida nos distritos. Feira de Santana merece mais.”

Com informações: Luiz Santos

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Feira de Santana, BA
Atualizado às 14h03
24°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

25° Sensação
3.86 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (5.96mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)

Mín. 18° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Amanhã (08/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio