A Prefeitura de Feira de Santana anunciou oficialmente nesta segunda-feira (02), a grade principal dos festejos juninos deste ano, que acontecerão entre os dias 7 e 29 de junho em diversos distritos do município. Com atrações de renome nacional e destaque para a valorização dos artistas locais, a programação inclui nomes como Saulo, Raça Negra, Elba Ramalho, Daniel, Devinho Novaes, Falamansa e Berg Rabelo.
Leia també: Onde está a programação junina de Feira de Santana?
Promoção do comércio de Feira vai sortear três carro
A abertura oficial será no dia 21 de junho, no distrito de São José, com os shows de Daniel e Saulo, em um encontro entre a música sertaneja e os ritmos tradicionais nordestinos, como o forró e o xote. No dia seguinte, 22, se apresentam Berg Rabelo, Devinho Novaes e Falamansa. Já no dia 23, a festa segue com Catuaba com Amendoim e a consagrada banda Raça Negra.
Foto: Onildo Rodrigues
Outros distritos também contarão com atrações especiais. Em Humildes, os festejos começam no dia 27 com Toque 10. No dia 28 será a vez de Targino Gondim e Elba Ramalho, enquanto o dia 29 contará com shows de Zezo e Inácio Farinha.
Em Jaíba, o destaque será o Trio Nordestino no dia 27 e Acarajé com camarão no dia 28. Bonfim de Feira terá Bete Nascimento e Alcymar Monteiro no dia 27 e Lara Amélia no dia 28. A programação de outros distritos, como Jaguara, Galhardo e Morrinhos, será divulgada em breve, uma vez que o prazo de inscrições para bandas locais segue aberto até esta terça-feira, 3 de junho.
Foto: Onildo Rodrigues
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que Feira de Santana se diferencia por promover festejos em diversos distritos. "Feira talvez seja a única cidade que realiza festas juninas em tantos locais diferentes. E vamos manter a tradição: não haverá cobrança para instalação de barracas nos eventos de São José, Humildes, Jaíba, Bonfim de Feira, Jaguara, entre outros. A prefeitura também oferece estrutura como palco, som, iluminação, segurança e apoio da SMT e da saúde", afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, reforçou a importância do evento para a cultura local e a preocupação em realizar uma festa grandiosa e democrática. “Isso é o que Feira merece, uma festa tradicional e bonita. Assim como fizemos na Micareta, também tivemos um cuidado especial para selecionar grandes atrações e, ao mesmo tempo, dar espaço aos nossos artistas. Cerca de 70% da grade deve ser composta por atrações locais, fortalecendo a cultura feirense”, disse.
Foto: Onildo Rodrigues
Cristiano também destacou que o edital de inscrições para os artistas locais segue aberto até o dia 3 de junho e que, após essa etapa, a grade completa será anunciada com total transparência, incluindo o investimento em cada atração e nos elementos estruturais das festas. “Nossa meta não é superar gestões anteriores, mas fazer uma festa à altura do que Feira de Santana merece”, pontuou.
Forró do Comércio e apoio estadual
Os festejos começam já no dia 7 de junho com o tradicional Forró do Comércio, realizado pelo SESC com apoio da Prefeitura, e seguem até o dia 29, totalizando 22 dias de celebração junina. A prefeitura também encaminhou solicitação de apoio financeiro ao Governo do Estado para colaborar com os custos de parte das atrações.
De acordo com o prefeito, aproximadamente 40% das atrações anunciadas até o momento estão sendo custeadas com recursos extras captados fora do orçamento municipal. “Ainda estamos aguardando o retorno do Estado e buscando novas parcerias para viabilizar uma festa ainda mais bonita e ampla para o povo de Feira de Santana”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas