Sexta, 29 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Fornecedores da BYD

Feira de Santana entra no radar de fornecedores da BYD para carros elétricos

Além da pauta automotiva, Jerônimo também teve agenda com representantes da Goldwind, empresa chinesa do setor de energia renovável

24/05/2025 10h20
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Durante missão oficial à China, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o potencial de Feira de Santana como polo estratégico na cadeia produtiva dos carros elétricos. Em reunião com a montadora BYD e cerca de 70 empresários ligados à produção de componentes automotivos, o governador apresentou alternativas para instalação de empresas fornecedoras no estado.

“A BYD não fabrica o carro todo, ela depende de parceiros para itens como vidro, sistema elétrico, freios e embreagem. Já temos sete empresários com data marcada para vir ao Brasil, inicialmente para Camaçari, mas também oferecemos Feira de Santana, Lauro de Freitas e Pojuca como possibilidades”, afirmou Jerônimo.

O governador ressaltou que Feira de Santana, com histórico industrial e presença de fábricas como a de pneus, pode ser uma forte candidata a receber parte desses investimentos.

Além da pauta automotiva, Jerônimo também teve agenda com representantes da Goldwind, empresa chinesa do setor de energia renovável, especializada em soluções eólicas e solares. Um dos temas centrais foi o armazenamento de energia, desafio fundamental para o avanço dos veículos elétricos e para garantir estabilidade no fornecimento.

“Armazenar vento e sol com baterias de grande porte virou prioridade. Aquilo que antes foi ridicularizado — como quando se falava em ‘estocar vento’ — hoje é entendido como essencial para garantir uma oferta contínua de energia”, disse o governador.

A missão na China também marcou a assinatura de 40 acordos de cooperação entre os governos do Brasil e da China, que abrangem áreas como agricultura familiar, infraestrutura ferroviária, energia e inovação tecnológica. O presidente chinês, Xi Jinping, virá ao Brasil em julho para a cúpula do BRICS e também confirmou presença na COP, consolidando uma agenda bilateral intensa.

“Senti muita firmeza no presidente Lula. O que vimos foi um esforço concreto para construir uma nova ordem econômica mundial, baseada em multilateralismo e parcerias produtivas”, finalizou Jerônimo.

Com informações: Onildo Rodrigues 

Por: Mayara Nailanne 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.