Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Conjunto penal

Órgãos de Segurança Pública deflagram operação integrada após atentado contra diretor do Conjunto Penal de Eunápolis

Um dos executores do atentado foi identificado, localizado e preso na cidade de Itapebi/BA.

21/05/2025 12h38
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (20), uma força-tarefa formada pelas Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária da Bahia, com atuação da Polícia Civil, Polícia Militar e FICCO/Ilhéus, foi deflagrada para investigar a tentativa de homicídio contra o diretor do Conjunto Penal de Eunápolis.

O crime ocorreu por volta das 17h40, na Avenida Alcides Lacerda, em Eunápolis. Cerca de quatro a cinco homens encapuzados e com roupas camufladas dispararam com fuzis 7,62 mm e 5,56 mm contra um veículo utilizado pelo gestor da unidade. No entanto, quem estava no carro era outro servidor, que foi atingido, mas conseguiu dirigir por alguns metros até ser socorrido por uma guarnição da PM. Ele passou por cirurgia e está fora de risco.

Após o ataque, os criminosos retornaram ao local e dispararam novamente, causando pânico. A Polícia iniciou imediatamente a perícia, coleta de imagens e depoimentos.

As investigações apontam que o ataque foi ordenado por um líder de facção envolvido na fuga de 16 detentos do presídio no final de 2024. Um dos autores foi preso em Itapebi com uma pistola Glock 9mm usada no crime. A arma foi encaminhada para perícia balística.

Durante o interrogatório, ele negou envolvimento, mas a companheira confirmou sua participação. Ambos foram autuados por tentativa de homicídio triplamente qualificado.

O preso tem antecedentes por roubo a joalheria, ocultação de cadáver e participação no homicídio de um motorista de aplicativo. Ele admitiu ter transportado partes do corpo da vítima, a pedido de um terceiro não identificado.

As investigações continuam para localizar os demais envolvidos e desarticular o grupo criminoso.

A FICCO/Ilhéus é formada pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.