Quinta, 15 de Maio de 2025
(75) 99168-0053
Polícia crimes sexuais

Bahia tem prisões e resgates de crianças durante megaoperação nacional contra crimes sexuais infantojuvenis

Operação Proteção Integral II busca identificar e prender pessoas que agem com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

14/05/2025 10h17
Por: Mayara Naylanne

A Bahia foi um dos destaques da Operação Proteção Integral II, deflagrada nesta quarta-feira (14), pela Polícia Federal, em uma grande mobilização nacional para combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

No estado, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e efetuadas quatro prisões. Durante as ações, duas crianças vítimas de abuso foram identificadas e resgatadas, evidenciando a gravidade dos casos investigados. Um dos flagrantes aconteceu em Feira de Santana, onde a Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo de Repressão e Combate aos Crimes contra Criança e Adolescente, prendeu um indivíduo durante o cumprimento de mandado.

As ações se concentraram em diversos municípios baianos, com atuação integrada de agentes das Delegacias da Polícia Federal de Barreiras, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus e da sede da Superintendência Regional, em Salvador.

A Operação Proteção Integral II teve alcance nacional, com o cumprimento simultâneo de 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação. Ao todo, participaram da operação 467 policiais federais e 156 policiais civis. No Brasil, foram realizadas 35 prisões em flagrante.

A iniciativa reforça o compromisso das forças policiais na proteção da infância e da adolescência, com foco na identificação e responsabilização de abusadores sexuais que produzem, armazenam, compartilham ou comercializam conteúdo de exploração sexual infantil.

A operação dá continuidade aos trabalhos da Proteção Integral I, deflagrada em março deste ano, e integra um esforço contínuo da Polícia Federal no enfrentamento aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Apenas entre janeiro e abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes sexuais em todo o país.

A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar de perto a vida digital e social de seus filhos, a fim de protegê-los dos riscos de abuso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.