Durante os dois primeiros dias da Micareta de Feira, o Conselho Tutelar tem atuado de forma intensiva no circuito da festa, realizando ações de prevenção, orientação e acolhimento de crianças e adolescentes.
De acordo com a conselheira tutelar Lídia Aila Marques, apesar dos esforços dos órgãos de proteção, ainda há registros preocupantes que exigem atenção da sociedade e das autoridades.
“O nosso maior gargalo continua sendo o trabalho infantil. Apesar das campanhas educativas, das reuniões com os responsáveis e dos alertas sobre os riscos, ainda encontramos várias crianças em situação de exploração. Isso é inaceitável”, afirmou a conselheira.
Além disso, foram registrados casos de crianças perdidas, negligência e até abuso sexual. Em uma das ocorrências mais graves, uma adolescente de 13 anos foi vítima de abuso. Graças à ação conjunta entre o Conselho Tutelar e a Polícia Militar, o agressor foi preso em flagrante e conduzido ao presídio. A jovem agora está sendo acompanhada e encaminhada para atendimento no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Para proteger as crianças durante a festa, foi montado um espaço de acolhimento no Colégio Monteiro Lobato, estruturado com quartos, kits de higiene, roupas, alimentação e acompanhamento por equipe multidisciplinar. O abrigo funciona exclusivamente durante o período da Micareta, e os responsáveis devem buscar as crianças até a manhã da segunda-feira seguinte.
“Nós temos um espaço seguro e bem organizado para acolher essas crianças. Por isso, não há justificativa para que estejam expostas a riscos nas ruas, especialmente em tempos de chuva e aglomeração”, destacou Lídia Aila.
O Conselho Tutelar está operando com plantão 24 horas durante o evento. Equipes se revezam entre 7h e 19h, e das 19h às 7h, garantindo atendimento ininterrupto. Casos que ocorram fora do circuito da festa também estão sendo acompanhados.
Para denúncias, os números de plantão do Conselho Tutelar são:
(75) 99815-0911 | 99700-7174 | 99978-4562 | 99700-6202 | 99700-6002.
“É fundamental que a sociedade também esteja atenta e denuncie qualquer situação que envolva crianças e adolescentes. A nossa presença aqui é para garantir que a Micareta seja um espaço de alegria e não de violações de direitos”, reforçou a conselheira
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo