Um vídeo que circula nas redes sociais mostra homens pescando na Lagoa Grande, localizada às margens da Avenida Eduardo Fróes da Mota, e levantou o alerta sobre os riscos à saúde de quem entra no manancial ou consome peixes do local.
A equipe do Conectado News procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) para esclarecer a situação. Segundo João Dias, diretor de Planejamento e Educação Ambiental da pasta, a Lagoa Grande ainda está poluída, mesmo após as obras de requalificação e a retirada do esgoto.
“O manancial continua poluído por causa do lodo e de esgoto in natura. A população precisa entender que o local é impróprio para banho e para consumo de qualquer tipo de animal, principalmente os peixes”, explicou o diretor de planejamento.
Também alertou sobre as doenças que podem ser transmitidas por peixes contaminados.
“Existem várias doenças, como a pneumose e a argulose, que podem ser transmitidas para o ser humano. Só de entrar na água já há risco, imagine consumir o peixe”, destacou.
Entre as espécies vistas no vídeo, estão o acari (ou cascudo) e uma carpa colorida. De acordo com o especialista, nenhuma delas deve ser consumida.
“A carpa é ornamental, não devia ser morta, e o acari se alimenta do lodo da lagoa, o que aumenta ainda mais o risco de contaminação”, reforçou João Dias.
A SEMMAM alerta que a pesca e o consumo de peixes da Lagoa Grande são proibidos e perigosos, e pede que a população evite qualquer contato com a água até que o processo de recuperação do manancial seja totalmente concluído.
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 19°
ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas