Sábado, 03 de Maio de 2025
(75) 99168-0053
Conectado na Micareta Balanço

Micareta de Feira tem primeiro dia com 350 mil foliões e redução de crimes, segundo balanço oficial

Um aumento de quase 700%, mas, ainda assim, com uma redução expressiva de ocorrências

02/05/2025 12h40
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Onildo Rodrigues
Crédito: Onildo Rodrigues

A manhã desta sexta-feira (2) foi marcada pela divulgação do balanço do primeiro dia oficial da Micareta de Feira de Santana 2025. Segundo as autoridades, o evento surpreendeu pelo alto número de foliões na avenida — cerca de 350 mil — e pela significativa redução nos índices de criminalidade em comparação ao mesmo período do ano passado.

O promotor Aldo Rodrigues destacou que a avaliação é extremamente positiva e que os dados coletados mostram um cenário animador. “A gente acorda hoje e vê uma redução significativa de casos de crimes na avenida e no entorno da festa. No ano passado, no primeiro dia, tivemos cerca de 50 mil foliões. Ontem, esse número saltou para 350 mil. Um aumento de quase 700%, mas, ainda assim, com uma redução expressiva de ocorrências”, disse o promotor.

Um dos dados mais celebrados pelas forças de segurança foi o número de furtos de celulares: foram cerca de 20 registros neste ano, contra quase 90 em 2024. Aldo atribuiu a queda à atuação da Polícia Civil, que utilizou dados de “mancha criminal” para antecipar ações e reforçar a segurança. O sistema de videomonitoramento com mais de 400 câmeras também foi fundamental.

Além disso, seis pessoas foram capturadas no circuito, incluindo dois foragidos da Justiça por pensão alimentícia. Também foram apreendidos quatro indivíduos com tornozeleira eletrônica; três deles tiveram a prisão preventiva decretada por descumprirem medidas judiciais.

O promotor também enfatizou a importância da integração entre Estado e município, elogiando o suporte dado pelo governo estadual, que forneceu equipamentos e recursos para o hospital de pronto atendimento no circuito da festa.

O secretário de Cultura, Cristiano Lobo, reforçou o discurso otimista: “Nós tivemos uma redução significativa nos indicadores, mesmo com um público sete vezes maior que no ano passado. Isso se deve à integração entre as forças de segurança, a comunidade e a imprensa. Está dando certo.”

Já o sub-comandante da Polícia Militar, coronel Antônio Lopes, afirmou que a atuação das forças na cidade tem sido intensificada, com mais de 100 viaturas em operação por dia, superando a média de capitais do Nordeste. Lopes também ressaltou o investimento em formação dos policiais em direitos humanos e cidadania, o que contribuiu para que, pelo segundo ano consecutivo, não houvesse nenhuma ocorrência envolvendo abuso de autoridade por parte da PM.

O uso da tecnologia foi outro ponto alto. De acordo com a Secretaria de Segurança, equipamentos com reconhecimento facial e portais de abordagem evitaram a entrada de objetos perigosos. “A inteligência é essencial. O policiamento é voltado para onde a inteligência aponta, e isso tem dado resultado”, afirmou o secretário Marcelo Berman.

Do ponto de vista da saúde, o cenário também foi de tranquilidade. A diretora do Hospital Geral Clériston Andrade, Cristiana França, informou que não houve registros de atendimentos relacionados à Micareta no primeiro dia oficial da festa. “O que chamou atenção foram os acidentes, mas a demanda do circuito foi praticamente nula. Tudo muito tranquilo”, declarou.

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.