Durante os festejos da Micareta de Feira de Santana, que tem início oficial no dia 30 de abril, a segurança da população será prioridade. Em entrevista ao site Conectado News, o coordenador da Polícia Civil, delegado Yves Correia e o Tenente-Coronel Michel Müller, Comandante do Policiamento da Região Leste - CPR-L, destacaram as estratégias de policiamento e o uso de tecnologia para garantir uma festa tranquila.
Combate ao furto e tráfico de drogas
De acordo com o delegado Yves Correia, a atuação da Polícia Civil está centrada principalmente no combate a crimes contra o patrimônio, como o roubo e furto de celulares, que representam uma fonte de lucro para organizações criminosas. “Sejam associações ou organizações criminosas, o roubo de celular tem valor monetário importante e fácil troca. Por isso, nosso foco é identificar e desarticular esses grupos”, explicou.
O delegado recomendou que os foliões anotem previamente o número de IMEI dos seus aparelhos. Segundo ele, esse dado é essencial para que as equipes de inteligência consigam localizar os celulares furtados e devolvê-los com maior rapidez. “O ideal é que a pessoa tenha o número do IMEI. Com isso, conseguimos identificar com precisão onde o celular está, inclusive em residências. A localização via GPS nem sempre é precisa, especialmente em uma multidão como a da Micareta”, ressaltou.
Além disso, o delegado destacou o trabalho da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Denarc), que estará atuando não só no circuito da festa, mas também em bairros e vias de acesso à cidade. “A operação vai muito além do circuito. Atuamos também na região metropolitana, com foco na prevenção e repressão ao tráfico. Inclusive, apreendemos recentemente entorpecentes que chegavam pelos Correios, como o lança-perfume.”
Ives Correia orientou ainda que, em caso de furto ou roubo, os foliões procurem imediatamente os postos da Polícia Civil instalados na festa. “Temos centrais de flagrantes e vários postos espalhados. Quanto antes a ocorrência for registrada, melhor. Isso nos permite mapear as áreas com maior índice de crimes e redirecionar equipes de forma estratégica.”
Policiamento ostensivo e uso de tecnologia
Já o tenente-coronel Michel Muller revelou que a Micareta contará com cerca de 4.800 policiais militares, distribuídos em aproximadamente 10 mil postos de serviço, e destacou o reforço tecnológico na segurança deste ano. “Serão 400 câmeras com reconhecimento facial e OCR para leitura de placas de veículos. Esse aporte tecnológico nos dará maior agilidade na identificação de suspeitos e foragidos da Justiça.”
Segundo o comandante, o sistema de reconhecimento facial é integrado a um aparelho chamado LTE, similar a um smartphone, que estará com os patrulheiros. Ao identificar um procurado, a câmera envia em até cinco segundos um alerta com foto e dados do suspeito. “Com esse recurso, o policial pode localizar rapidamente a pessoa entre os foliões e efetuar a prisão com segurança.”
Muller também garantiu que o reforço no circuito da festa não comprometerá o policiamento nos demais bairros de Feira de Santana. “Todos os policiais empregados na Micareta estão em horário extra. Não só mantivemos o policiamento nos bairros, como ampliamos o número de viaturas na cidade, de 50 para 150.”
Integração entre forças de segurança
Ambos os representantes reforçaram a importância da integração entre as forças de segurança para o sucesso da operação durante a Micareta. “Polícia Civil, Militar, DPT, Bombeiros, PRF, Guarda Municipal – estamos todos trabalhando em conjunto, com o único objetivo de garantir que a população aproveite a festa com tranquilidade”, concluiu o tenente-coronel.
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 22°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 19°
Chuva