O racismo e o preconceito precisam ser extirpados da sociedade mundial. É inadmissível, inaceitável que em pleno século XXI ainda vivemos diariamente com as mais diversas formas de preconceitos e racismo. Muitas das vezes nós, negros e negras, temos que provar para as autoridades e pessoas do alto escalão da sociedade que somos talentosos, que somos humanos, que somos capazes de exercer qualquer cargo em qualquer lugar do mundo.
O que aconteceu com o jogador da Seleção Brasileira de Futebol e do Real Madrid, Vinícius José Paixão Oliveira Júnior, o Vini Jr., que ficou com o segundo lugar na disputa pela Bola de Ouro, consequentemente, na disputa como o melhor jogador do mundo, não se trata de questão de derrota em um campeonato de futebol na disputa de uma partida ou de um título de campeão, onde a disputa geralmente são 11 x 11.
O segundo lugar é uma chicotada em todos/as nós negros e negras, e mostra que o racismo continua latente em nossos dias. E nós, brasileiros/as, que ao longo dos anos fomos escravizados/as pelos europeus, não podemos baixar a cabeça diante de injustiças praticada por essa gente. Por essas e por outras devemos continuar lutando por cotas nas universidades, nos concursos públicos [...], temos de dar as mãos uns aos outros/às outras para combater essas e tantas outras injustiças.
O não reconhecimento a um craque como Vini Jr., é uma violência contra nós negros e negras, que, em muitos casos, ainda sentimos as tacadas nas costas. Essa deve ser uma luta que todos e todas brasileiros/as devemos combater diariamente, independente de torcer para Vini Jr. ou não. Devemos sempre torcer contra, combater com veemência o preconceito e o racismo.
Finalmente no Brasil depois de séculos teremos agora o dia 20 de novembro para comemorar o Dia da Consciência Negra. Que possamos refletir sobre as nossas lutas e conquistas. #Somos todos Vini Júnior#.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 35°
Tempo nublado