Quarta, 13 de Novembro de 2024
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Até quando o preconceito e o racismo vão vencer o talento?

Por Luiz Santos, radialista e jornalista

29/10/2024 10h23 Atualizada há 2 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Getty Images
Getty Images

O racismo e o preconceito precisam ser extirpados da sociedade mundial. É inadmissível, inaceitável que em pleno século XXI ainda vivemos diariamente com as mais diversas formas de preconceitos e racismo. Muitas das vezes nós, negros e negras, temos que provar para as autoridades e pessoas do alto escalão da sociedade que somos talentosos, que somos humanos, que somos capazes de exercer qualquer cargo em qualquer lugar do mundo.

O que aconteceu com o jogador da Seleção Brasileira de Futebol e do Real Madrid, Vinícius José Paixão Oliveira Júnior, o Vini Jr., que ficou com o segundo lugar na disputa pela Bola de Ouro, consequentemente, na disputa como o melhor jogador do mundo, não se trata de questão de derrota em um campeonato de futebol na disputa de uma partida ou de um título de campeão, onde a disputa geralmente são 11 x 11. 

O segundo lugar é uma chicotada em todos/as nós negros e negras, e mostra que o racismo continua latente em nossos dias. E nós, brasileiros/as, que ao longo dos anos fomos escravizados/as pelos europeus, não podemos baixar a cabeça diante de injustiças praticada por essa gente. Por essas e por outras devemos continuar lutando por cotas nas universidades, nos concursos públicos [...], temos de dar as mãos uns aos outros/às outras para combater essas e tantas outras injustiças.

O não reconhecimento a um craque como Vini Jr., é uma violência contra nós negros e negras, que, em muitos casos, ainda sentimos as tacadas nas costas. Essa deve ser uma luta que todos e todas brasileiros/as devemos combater diariamente, independente de torcer para Vini Jr. ou não. Devemos sempre torcer contra, combater com veemência o preconceito e o racismo.

Finalmente no Brasil depois de séculos teremos agora o dia 20 de novembro para comemorar o Dia da Consciência Negra. Que possamos refletir sobre as nossas lutas e conquistas. #Somos todos Vini Júnior#.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !!!Há 1 semana Feira de Santana Realmente, a batalha travada pelo jogador Vinícius Jr.contra o racismo, pesou na escolha. Porém o que me chama atenção, é que aqui no BRASIL, ele não é tão atuante e defensor das causas raciais, em vista que foram feita ofensas A INDÍGENAS,A NORDESTINOS, A NEGROS A COTISTAS ,LGBTs, etc etc,e nunca tivemos um posicionamento do VINÍCIUS ,porque só lá fora e com ele, cade a empatia,cade a luta de causa??????, ou ele só olha para o próprio UMBIGO????
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Feira de Santana, BA
Atualizado às 02h02
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

22° Sensação
2.5 km/h Vento
85% Umidade do ar
20% (0.24mm) Chance de chuva
Amanhã (14/11)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (15/11)

Mín. 20° Máx. 35°

Tempo nublado
Anúncio