Segunda, 14 de Outubro de 2024
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Importância dos debates eleitorais

Por Luiz Santos

23/09/2024 09h27 Atualizada há 3 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Luiz Santos radialista e jornalista

Há décadas os veículos de comunicação fazem debates eleitorais, oportunidade para que candidatos(as) fiquem frente a frente e possam apresentar e debater com outrem suas propostas para os cargos aos quais cada um(a) concorre. Isso já virou tradição no Brasil. Em São Paulo, mesmo os prefeituraveis que não tenham atingido a chamada “Cláusula de Barreira”, a exemplo de Marina Helena do Partido Novo e Pablo Marçal (PRTB), estão sendo convidados para todos os debates e comparecem.

Maior capital do Brasil e uma das maiores cidades do mundo, em São Pauloos candidatos e candidatas têm espaço na agenda, se preparam, reservam tempo para isso. Segundo informações colhidas, tudo isso ocorre porque eles [candidatos/as] entendem que é a oportunidade de apresentar suas propostas, ainda que com baixarias e pancadaria, os debates acontecem duas, três ou mais vezes por semana.

Enquanto isso, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia e 34⁰ maior colégio eleitoral do Brasil, tem candidato que não dá nenhuma importância a debate, diz não ter espaço na agenda para participar de debate, seja promovido por veículos de comunicação ou entidades da sociedade civil. Ao que parece, candidato em Feira de Santana tem agenda mais apertada que candidato de São Paulo.

Mais: Exclusivo: debate da TV Subaé poderá ser barrado pela Justiça Eleitoral; saiba porque

Nunca é demais lembrar que, em 2022, o candidato ao governo do estado da Bahia, ACM Neto (UB), se achava eleito no primeiro turno e não tinha tempo para participar de debates, não tinha tempo para conceder entrevistas, especialmente para emissoras de rádio do interior do estado. 

Mais: Carlos Medeiros será excluído de debate da TV Subaé? Saiba o que se sabe

Carlos Medeiros esclarece situação sobre debate da TV Subaé e diz que não há intenção de judicialização

Após perder as eleições, no segundo turno, rapidamente Neto conseguiu espaço na agenda, e os marqueteiros e assessores saíram praticamente “adulando” radialistas e jornalistas para entrevistar o candidato perdedor. No entanto, já era tarde demais, não tinha mais como reverter o jogo.

Para o bem do processo eleitoral e como fortalecimento da democracia, espera-se que os candidatos a prefeito da Princesa do Sertão possam achar espaços nas agendas e valorizem os debates, tão importantes para o confronto de ideias e debate de propostas.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
MUITA VERBA E POUCOS INVESTIMENTOS.( NA CIDADE)Há 3 semanas Feira de Santana Os debates, entrevistas, horário político, deveriam acabar, é um verdadeiro festival de promessas mentirosas, candidatos CORRUPTOS, tentando barrar as denuncias de CORRUPÇÃO VERÍDICAS, eu não perco meu tempo nem energia, desligo a tv e o rádio, a POLÍTICA é séria, o problema são os PHOLITHIKUS que são todos do mesmo porão.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.