Por Luiz Santos, radialista e jornalista
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de suspender o aplicativo X em todo o Brasil não deixa de ser uma medida radical, mas não arbitrária. O empresário e dono da plataforma digital, o Sul-Africano Elon Musk, ainda que figure entre os mais ricos do mundo, não está acima das leis brasileiras.
Qualquer empresa instalada nesta Terra chamada Brasil tem que seguir as normativas vigentes nesse país, assim como nós, brasileiros e brasileiras, temos que respeitar as leis de qualquer país que estejamos. Entendo que qualquer empresa ou cidadão/cidadã que aqui se instale tem que seguir o que está na lei.
A medida adotada por Moraes no que diz respeito à plataforma X vai penalizar muita gente que usa esse meio de comunicação para trabalhar, se divertir, se manter informado e informar. Mas, isso mostra que a internet precisa sim ser regulada, e não pode ser um território sem lei no qual todo mundo faz o que quer e entende.
Temos acompanhado muita gente sendo vítima de armações, de Fake News, de crimes cibernéticos [...] e as famosas Big Techs fazendo tudo como se nada estivesse acontecendo, como se elas não tivessem responsabilidade alguma. Alguns, inclusive, acham que a decisão de Moraes, repito - de suspender as atividades do X no Brasil -, é "ditadura, coisa de esquerdista aloprado". Fato é que o poderoso Elon Musk e outros bilionários e milionários entendem que o mundo e o sol têm que girar em torno deles, e os demais que morram, que se "explodam".
Não sou tecnólogo, tampouco sou especialista em direito, mas como cidadão brasileiro levo meus aplausos ao ministro Alexandre de Moraes no sentido de que é preciso que qualquer um/a de nós, brasileiros/as ou não, temos que respeitar as leis brasileiras.
Não somos obrigados a concordar em tudo com Alexandre de Moraes, mas entendo que nessa decisão ele mostrou que é corajoso, determinado e cumpre a lei, além do que, não se dobra diante das fortunas. Isso mostra que decisão judicial tem que ser cumprida, independente de quem seja a pessoa. Neste sentido, ele [Moraes] tem razão, e eu concordo plenamente.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas