Reportagem: Hely Beltrão
Foi divulgada na tarde desta segunda (8), mais uma pesquisa que mede a intenção de voto do eleitorado feirense, desta vez, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record Bahia. A pesquisa mostra um cenário semelhante as anteriores, uma grande possibilidade de segundo turno.
Pesquisas anteriores:
Haverá segundo turno em Feira, aponta pesquisa BN/ Instituto Séculus
Exclusivo: Pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Feira aponta empate técnico
Pesquisa Instituto Gepe/Levante a Voz Prefeitura de Feira: Zé Ronaldo lidera com pequena vantagem
Nova pesquisa eleições 2024 Feira de Santana: indecisos superam o percentual dos primeiros colocados
Na estimulada, ou seja, quando é apresentado uma lista com os nomes dos candidatos, o ex prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB), aparece com 44% das intenções de votos válidos, superando o segundo colocado, Zé Neto (PT), que tem 36%. Em seguida, aparecem Pablo Roberto (PSDB) com 9% e Carlos Medeiros (Novo) com 2%, nulos e brancos, 4%, não sabem e não responderam 5%.
Em um provável segundo entre os dois primeiros colocados, Zé Ronaldo venceria as eleições com 49% das intenções de voto contra 41% de Zé Neto, nulos e brancos, 5%, não sabem e não responderam 5%.
Confira abaixo a metodologia da pesquisa, de acordo com o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Representativo do eleitorado da área em estudo, elaborada em dois estágios. No primeiro estágio faz-se um sorteio probabilístico dos setores onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção. No segundo e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes são selecionados através de cotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: GÊNERO: Masculino - 45%; Feminino - 55%; FAIXA ETÁRIA: Entre 16 e 24 anos: 13%; Entre 25 e 34 anos: 20%; Entre 35 e 44 anos: 23%; Entre 45 e 59 anos: 26%; Com 60 anos ou mais: 18%; ESCOLARIDADE: De analfabeto até ensino fundamental completo: 33%; Ensino médio incompleto ou completo: 51%; Ensino superior incompleto ou completo: 16%; RENDA DOMICILIAR MENSAL: Sem rendimentos até 2 salários mínimos: 86%; Mais de 2 a 5 salários mínimos: 10% Mais de 5 salários mínimos: 4%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
FONTE DOS DADOS: TSE Junho/2024|Censo 2010.
A pesquisa entrevistou mil pessoas entre os dias 5 e 6 de julho e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07286/2024 e tem um nível de confiança de 95%.
Trump Trump considera Bolsonaro como ‘assunto encerrado’, diz ex-embaixador dos EUA
Contas de 2020 TCM vai auditar contas de 2020 da gestão Colbert Martins; ex-prefeito diz estar tranquilo
COP30 Macron cumprirá agenda em Salvador dias antes da COP30
Projeto político Crescimento da aprovação de Lula reflete confiança do povo e consolidação do projeto político do PT“, avalia Robinson Almeida
Ação penal Toffoli autoriza retomada de ação penal sobre organização criminosa em presídio de Feira de Santana
Prefeito de Anagé Prefeito de Anagé é condenado a devolver R$ 3,8 milhões por irregularidades na gestão 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas