Sábado, 20 de Julho de 2024
(75) 99168-0053
Política Eleições 2024

Ex prefeito José Ronaldo lidera as intenções de voto do eleitor feirense, segundo Instituto Real Time Big Data

Eleições 2024

08/07/2024 16h19 Atualizada há 2 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução/Ascom Zé Neto/Ascom Pablo Roberto - Montagem: Conectado News
Reprodução/Ascom Zé Neto/Ascom Pablo Roberto - Montagem: Conectado News

Reportagem: Hely Beltrão

Foi divulgada na tarde desta segunda (8), mais uma pesquisa que mede a intenção de voto do eleitorado feirense, desta vez, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record Bahia. A pesquisa mostra um cenário semelhante as anteriores, uma grande possibilidade de segundo turno.

Pesquisas anteriores:

Haverá segundo turno em Feira, aponta pesquisa BN/ Instituto Séculus

Pesquisa Atlas Intel A Tarde mostra empate técnico dentro da margem de erro entre os dois primeiro colocados na disputa pela Prefeitura de Feira

Exclusivo: Pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Feira aponta empate técnico

Pesquisa Instituto Gepe/Levante a Voz Prefeitura de Feira: Zé Ronaldo lidera com pequena vantagem

Nova pesquisa eleições 2024 Feira de Santana: indecisos superam o percentual dos primeiros colocados

Na estimulada, ou seja, quando é apresentado uma lista com os nomes dos candidatos, o ex prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB), aparece com 44% das intenções de votos válidos, superando o segundo colocado, Zé Neto (PT), que tem 36%. Em seguida, aparecem Pablo Roberto (PSDB) com 9% e Carlos Medeiros (Novo) com 2%, nulos e brancos, 4%, não sabem e não responderam 5%.

Em um provável segundo entre os dois primeiros colocados, Zé Ronaldo venceria as eleições com 49% das intenções de voto contra 41% de Zé Neto, nulos e brancos, 5%, não sabem e não responderam 5%.

Confira abaixo a metodologia da pesquisa, de acordo com o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Representativo do eleitorado da área em estudo, elaborada em dois estágios. No primeiro estágio faz-se um sorteio probabilístico dos setores onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção. No segundo e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes são selecionados através de cotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: GÊNERO: Masculino - 45%; Feminino - 55%; FAIXA ETÁRIA: Entre 16 e 24 anos: 13%; Entre 25 e 34 anos: 20%; Entre 35 e 44 anos: 23%; Entre 45 e 59 anos: 26%; Com 60 anos ou mais: 18%; ESCOLARIDADE: De analfabeto até ensino fundamental completo: 33%; Ensino médio incompleto ou completo: 51%; Ensino superior incompleto ou completo: 16%; RENDA DOMICILIAR MENSAL: Sem rendimentos até 2 salários mínimos: 86%; Mais de 2 a 5 salários mínimos: 10% Mais de 5 salários mínimos: 4%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

FONTE DOS DADOS: TSE Junho/2024|Censo 2010.

A pesquisa entrevistou mil pessoas entre os dias 5 e 6 de julho e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07286/2024 e tem um nível de confiança de 95%.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
FRANCISCOHá 2 semanas Feira de SantanaHOJE PELA MANHÃ JOSÉ CARLOS , OUVIR ESSE CARA DO SINDICADO DOS BANCÁRIOS FALANDO QUE NA BAHIA O VALOR DO COMBUSTIVEL É DIFERENTE OK, SÓ QUE QUEM LIBERA O AUMENTO É LULA E ELE NAO FALA ISSO , INDEPENDENTE DE QUEM SEJA O DONO DA REFINARIA. OUTRA COISA ELE NÃO FALA A BR 324 SÓ TEM BURACO E TODOS PAGANDO , ELE NÃO FALA NADA, SERÁ QUE ELE TEM RECEBE DINHEIRO POR FORA PRA FICAR CALADO?
José Carlos SilvaHá 2 semanas Feira de SantanaEdmilson Almeida Cerqueira que a mais de 20 anos suga o Sindicato dos Bancários está de olho em uma boquinha na Prefeitura, JUNTAMENTE COM OS SEUS CAMARADAS do PC do B, ao lado de Zé Gasolina.
EDMILSON ALMEIDA CERQUEIRAHá 2 semanas Feira de SantanaSeria uma lástima, retrocesso para Feira de Santana, caso o vencedor for o que governa há 24 anos. Feira precisa avançar, mudar e trabalhar junto com o governo do estado e governo federal, caso contrário fica na mesmice.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.