Que a Micareta de Feira de Santana, a "Festa de abril que sacode o Brasil", não é mais a mesma todo mundo sabe. Entra ano e sai ano e sempre ocorre as mesmas discussões: mudança de data, o que fazer para torná-la mais atraente, busca de patrocinadores para não onerar os cofres públicos e, ao final, a prefeitura tem que arcar com quase (ou toda) despesa da festa.
Saiba mais: Exclusivo Micareta de Feira 2024 poderá ser cancelada
Desta feita a festa parece entrar para a história mais uma vez. Durante os anos de 2020, 2021 e 2022, em função da Pandemia da COVID-19, a festa não foi realizada. Agora a folia de abril corre sério risco de não ser realizada mais uma vez em função, inicialmente, da seca que atingia a Princesa do Sertão; depois, por causa das fortes chuvas que atingiram o município nós últimos dias, levando o gestor municipal a decretar estado de emergência.
Caso o Estado e União aceitem o pedido do prefeito Colbert Martins (MDB), isso impedirá a realização de quaisquer festas com recursos públicos, incluindo aí a conhecida Marcha pra Jesus que acontecerá em março próximo. E ainda que o prefeito torne os decretos sem efeito e recursos possam cair nas contas da prefeitura, o Chefe do Executivo teria que devolver toda "granolina".
Relembre: Decretada Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira
Prefeito decreta situação de emergência na zona rural de Feira de Santana por causa da seca
Comitê de Crise estabelece decreto de situação de emergência em Feira de Santana
O imbróglio está formado. Há que se questionar: realiza a festa ou mantém o decreto emergencial? A Micareta de Feira, do ponto de vista econômico, é viável para o município? Colbert Martins vai colocar o pescoço na guilhotina, passando por cima de uma Lei aprovada na Câmara Federal que proíbe estados e municípios patrocinarem festas quando decretam estado de emergência? Existem vários exemplos pelo Brasil nos quais os Ministérios Públicos Estaduais entraram com representações na Justiça e barraram festas desse tipo.
Ficaremos na torcida para que o melhor aconteça nos próximos dias. Espera-se melhores dias, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Assim como espera-se também o cumprimento das leis.
Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas