As fortes chuvas que assolam o município, a Dengue ou a seca podem provocar o cancelamento da Micareta 2024. Essa possibilidade existe por causa do Projeto de Lei 3022/19, que proíbe estados e municípios em situação de calamidade pública de realizarem eventos festivos com recursos públicos. A medida se aplica também ao Distrito Federal. Ou seja, enquanto os decretos estiverem em vigor, a Prefeitura de Feira está proibida de realizar o evento.
No momento, temos três decretos em vigor, o referente as inundações, publicado na quarta (21), seca, publicado no dia 24 de outubro de 2023, e emergência referente as chuvas publicado no dia 21 de janeiro deste ano.
Ao Conectado News, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), afirmou que se a situação das chuvas e inundações continuarem, terá que suspender o evento por força de lei.
"Temos um decreto de seca anterior ao de inundação, este decreto de inundação e alagamento que passou a vigorar a partir desta quinta (22), tem por objetivo nos dar acesso a recursos da Defesa Civil Nacional, como Kit Casa, dormitório, entre outros também, espero que as inundações e alagamentos que aconteceram até agora não perdurem até a Micareta, se acontecer, manteremos o decreto, caso contrário, retiraremos o decreto no tempo adequado".
Suspensão ou manutenção do decreto depende do clima e da situação de saúde
"Dependerá do clima ou da situação de saúde, estamos numa emergência de dengue também. Em 2020 e 21, tomei a decisão de suspender a Micareta, época do início da pandemia, farei o que for necessário, pessoalmente torço que essa a situação referente ao decreto de inundação não perdure até o período próximo da Micareta, caso aconteça, o decreto será mantido, caso contrário, podemos retirar o decreto. Acredito que ser possível que essas situações mudem, estamos vendo uma grande quantidade de situações de água na zona rural e de chuvas importantes, isso pode modificar a presença das plantações que diz respeito ao mês de junho, todas elas estão boas, de repente, brota todo o capim, teremos algumas situações que espero poder avaliar com calma até o mês de março".
Maquinário para fazer a limpeza dos canais de drenagem
"A Prefeitura tem duas retroescavadeiras de braço longo, estamos alugando mais três, não é fácil encontrar retroescavadeira anfíbia, estamos buscando essa terceira opção, de braço curto temos várias, mas neste momento não são úteis".
Veículos quebrados
Segundo o prefeito, o vídeo que circula nas redes sociais mostrando veículos da PRefeitura quebrados é falso.
"É um vídeo fake, não tem nenhum equipamento quebrado, já gravamos um vídeo e vamos acionar essa pessoa por disseminação de informação falsa. As caçambas que estavam na garagem, estavam sem poder sair por conta de atoleiros, mas fora isso, todos os equipamentos estão prontos e operantes".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas