Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

De quem é a culpa?

Por Luiz Santos

28/01/2024 08h28 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Dizem que "o povo não tem culpa de nada". E que "sempre os culpados são os governantes" que não proporcionam condições dignas, especialmente educacional, em vários aspectos da vida. Neste caso, não estamos falando em escolarização. 

Em Feira de Santana, por exemplo, assim como no Brasil, todo ano é a mesma coisa: quando chove, os alagamentos, deslizamentos de terras - em estradas, rodovias, pontes e o mais importante, vidas são ceifadas pelas enchentes. Algo previsível e que poderia ser evitado, se fosse considerado que as estações climatológicas prevêem tais acontecimentos e providências poderiam ser adotadas, evitando ou amenizando tantas mazelas sociais.

Para ser justo e verdadeiro, é  possível afirmar que, em alguns casos, o povo tem sua parcela de culpa e acabam contribuindo com os desastres naturais, com as enchentes, as catástrofes. Isso porque, muita gente, "sem educação", descarta irregularmente entulho, lixo, móveis velhos em lugares indevidos. E quando chove vêm os transtornos,  sendo que, após as chuvas, as doenças como leptospirose, dengue e outras incidem ainda com mais frequência.

Dos governantes, resta cobrar agilidade e investimentos na infraestrutura das cidades. Que estes possam desenvolver campanhas educativas, de conscientização, fiscalização e punição até, para quem pratica crime ambiental; além de oferecer oportunidades de moradias dignas para quem não as possui. Afinal, são essas pessoas as maiores vítimas das enchentes.

Da população, de modo geral, espera-se que esta possa se conscientizar no sentido de não contribuir com os desastres da natureza. E por fim, que ambos, governantes e sociedade, deixem de procurar culpados nestes casos.

Via de regra, depois das enchentes eles, os governantes, sempre dizem que "vão tomar providências", criam comitês emergenciais, sobrevoam os lugares atingidos, divulgam nota de solidariedade, enfim. É sempre a mesma coisa: puro proselitismo.

Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Elisângela Há 2 anos Feira de Santana Infelizmente ser humano sem conciencia tem uma grande parcela de culpa,pois descarta lixos em via pública e terrenos,sem pensar nas consequências,lá no Feira VII,mais precisamente no caminho 18 até agora ninguém dá prefeitura apareceu,hoje graças a Deus e nosso apelo a sustebtareveio e fez uma limpeza,prometeu que quando o terreno estiver mais seco,volta pra limpar a parte de baixo do terreno ao lado do CRAS,que é o principal vilão desse desastre .
Vitoriano Francisco da Silva Neto Há 2 anos Feira de Santana É exatamente isso que ocorre. Então não tem culpados, e sim responsáveis.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.