Quarta, 04 de Dezembro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Chuvas

Colbert Martins culpa presidente da Câmara por estragos causados pela chuva; Entenda

Em entrevista neste sábado (27)

27/01/2024 14h36 Atualizada há 10 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução
Reprodução

Em entrevista concedida na manhã deste sábado (27), no Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), detalhou as ações que serão adotadas pelo Executivo municipal com relação aos estragos causados pelas chuvas que assolam o município desde a sexta (26).

Ao nosso programa, o prefeito relatou vários pontos de alagamento, informou que até o momento não há registros de desabrigados e algumas ações.

"No Feira VII, Existe o espaço cidadania, a quadra está sendo recuperada, deixou de ser usada depois da pandemia, não a abrimos porque está com problema também na cobertura, mas é importante que tenhamos a recuperação completa daquela área, em nossos pluviômetros foram 120 MM até as 8h de hoje, o que corresponde a 120 litros de água por metro quadrado, uma chuva extremamente intensa e em curto espaço de tempo. Estamos com problemas tanto na zona urbana como na zona rural, na estrada do Carro Quebrado estamos com um ônibus atolado, estamos providenciado a retirada, estamos com problema em Jaguara, em Terra Dura com o rompimento de uma tubulação, no Conjunto Feira X quase transbordando em alguns lugares aquela drenagem, na Artêmia Pires, pontos fortes de alagamento, na Avenida Sérgio Carneiro, Campo Limpo, Baraúnas, temos muitos problemas também, enfim, estamos com problemas em quase todos os pontos da cidade porque temos uma deficiência muito grande em nossa rede de drenagem, criamos um grupo de crise, temos oito equipes trabalhando permanentemente e dando o nosso melhor através dos 156 com a Defesa Civil".

Além de não haver registro de desabrigados, para o prefeito, a presidente da Câmara Eremita Mota (PSDB) tem parcela de culpa nos danos causados pelas chuvas, por motivo de não ter colocado em votação o pedido de empréstimo de R$ 165 milhões, que segundo ele, são necessários para solucionar os problemas de drenagem no município.

Relembre: "A presidente da Câmara não é engenheiro para fazer essa exigência", diz Colbert Martins sobre críticas ao pedido de empréstimo enviado a Câmara

"Até o momento não temos informação de desabrigados, a chuva é boa, porém, quando vem demais atrapalha, é importante que tenhamos muito cuidado na questão do lixo, fazemos manutenção de bueiros o tempo inteiro, porém, mesmo assim, não temos sucesso o tempo inteiro em razão da quantidade de lixo que às vezes não é coletada e as pessoas também dispersam, é importante dizer que ainda teremos chuvas hoje, é necessário se prevenir por conta das dificuldades em nossa drenagem, há mais de um ano estou pedindo à presidente da Câmara para colocar em votação recursos para se fazer drenagem urbana, a Câmara não colocou em votação essa matéria até hoje e o resultado estamos vendo, precisamos fazer rapidamente uma parte importante da drenagem urbana de Feira de Santana".

Possibilidade de um novo decreto de situação de emergência por conta das chuvas

"Pedi ao procurador Geral do Município, Augusto Graça Leal para avaliar essa possibilidade, estamos vendo a intensidade da chuva e suas consequências, mas, estou me preparando sim para decretar uma nova emergência, essa chuva é importante mas não resolve a questão da seca, a situação de alagamentos nos coloca em condição de através de um novo decreto ter acesso aos recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Agricultura, Defesa Civil Nacional e Estadual. Agradeço ao deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) que acabou de nos ligar e está também entrando em contato através da Assembleia Legislativa com os órgãos do Estado para que possamos atuar também de forma conjunta, mas estou estudando sim, a perspectiva de fazer algo com respeito à questão das inundações agora. Quando a quantidade de chuva é muito grande, por mais que você tenha sistemas de drenagem, às vezes eles não funcionam, mas é importante fazer serviços de drenagem cada vez mais amplos aliados a serviços de esgotamento sanitário que tem funções diversas".

Acerca do flagra do carro de uma empresa que faria descarte de dois colchões em área proibida no Parque Linear, bairro Papagaio, o prefeito disse que vai mandar pôr câmeras nas proximidades, mas que a População também precisa fazer sua parte.

"Estamos colocando uma câmera na escola vizinha para identificar situações como essa, chamo atenção do Superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida para identificar exatamente esse tipo de equipamento dessa empresa, pois tenho certeza que não foi o dono da empresa que autorizou a fazer esse absurdo, aquele é um trecho de uma das nascentes do rio Subaé, que começa próximo a Brasília, passa pela Irmã Dulce, pelo fundo do HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade), fundos do Hospital Especializado Lopes Rodrigues e atravessa por dentro do 35º BI, depois ele prossegue por trás do presídio até Humildes, aquela passagem está restrita, inunda nesta área do Parque Linear, precisamos fazer junto com a Via Bahia uma duplicação daquela passagem subterrânea para diminuir esses transtornos, conhecemos o problema, sabemos como resolver, mas é preciso que a Câmara aprove recursos para que possamos investir na drenagem urbana de Feira de Santana".

Valor necessário para obras de drenagem

"Os R$ 165 milhões seria suficiente para fazer ações no Feira X, que transbordou em alguns pontos, na Gabriela tem pontos importantes a serem resolvidos, na Artêmia Pires tiveram pontos de inundação, Conceição, Mangabeira, Feira VII, em Humildes estamos com problemas de acesso, Baraúnas, que está muito cheio, Campo Limpo, acredito que poderíamos fazer uma grande parte da drenagem urbana de Feira de Santana e o que for necessário de investimento tem que ser feito".

Reclamações contra o 156 

Estamos com 10 atendentes, entendo ser importante que as informações sejam recebidas, pedi a todos os motoristas de ônibus através da SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) que por onde passarem e tiverem problemas nos ajude a informar. Além do 156, as pessoas podem ligar para o (75) 3617-1889 e (75) 3617-1890.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Elisângela Há 10 meses Feira de Santana 29 anos morando em feira,pior gestão dos últimos anos. Aproveita candidato do PT,se não entrar agora pode desistir. Vi essa por visitar os moradores do feira VII,fica dica.
PODRES PODERES Há 10 meses Feira de Santana Poder executivo e legislativo péssimos, inoperantes, politicagem pura, acabaram com Feira de Santana, o poder judiciário está a um bom of LINE, fechou os olhos para cidade. Aí vem o incompetente do prefeito jogar a culpa em alguém, se o empréstimo fosse aprovado, nada seria feito, o dinheiro iria todo para campanha de Zé CORONÉ.
Dandraade Há 10 meses Feira de SantanaIsso é um incompetente, um prefeito tão medíocre quanto foi como deputado, fez a carreira política usando o nome do pai! Só falta 11 meses para feira se livrar de vc definitivamente seu incompetente e !!!!!!!!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.