Em quaisquer situações da vida cotidiana nunca se deve subestimar o adversário. Nunca se deve achar que o oponente é fraco; que está ultrapassado; cansado ou que já deu o que tinha que que dar. Especialmente nestes tempos mais modernos. Em se tratando de política, não existe ganhar eleição de véspera ou que se vai ficar em casa. Ou ainda fazendo reunião com meia dúzia de pessoas pensando que o o jogo vai ser fácil.
Em Feira de Santana os números oficiais da última pesquisa eleitoral, divulgada em abril último, mostraram um empate técnico entre os dois principais candidatos ao Paço Municipal Maria Quitéria, Zé Neto (PT) e Zé Ronaldo (UB). Algo nunca visto nas últimas duas décadas. Isso mostra que teremos uma disputa acirradissima e que a polarização política mais uma vez dará o tom da campanha.
Uma fonte revelou ao Conectado News (CN) que membros do Partido dos Trabalhadores (PT) "estão subestimando a capacidade política de Zé Ronaldo, achando que o tempo de Ronaldo passou e agora é a vez do PT". Em nossa modesta avaliação, engana-se quem pensa assim. Foi justamente esse pensamento, com falta de humildade e subestimando o adversário, que levou à derrota ACM Neto (UB) nas últimas eleições para governo do Estado da Bahia em outubro passado.
Naquela oportunidade, o herdeiro político do "Cabeça Branca" desdenhou do então candidato Jerônimo Rodrigues ( PT). ACM Neto e toda sua equipe política e de apoiadores acharam que a eleição estava ganha, quando as pesquisas apontavam uma vantagem de mais de cinquenta pontos de frente. O resultado final mostrou o que muitos jamais imaginavam: Jerônimo Rodrigues governador da Bahia.
Aqui por Feira de Santana, enquanto petistas parecem dormir em berço esplêndido, subestimando o adversário e achando que já ganharam as eleições que ainda acontecerão em 2024, Zé Ronaldo tem "cortado chão" e comparecido em dezenas de eventos tanto na sede quanto na zona rural de Feira de Santana.
Outra informação chegada ao CN e que tem sido um calo no sapato de Zé Ronaldo, são pesquisas de consumo interno as quais mostram que quando coloca o nome Zé Ronaldo como o candidato do prefeito Colbert Martins (MDB) os resultados não são favoráveis. Com isso, sic, Zé Ronaldo tem tentado a todo custo descolar a imagem dele de Martins. A fonte afirmou ainda que no último dia 26 de julho, data que Feira de Santana comemora a sua padroeira, Senhora Santana, Zé Ronaldo esteve presente na Missa das 7 horas da manhã na Catedral Metropolitana, longe dos holofotes e de outros políticos. Enquanto isso, alguns políticos participaram da segunda Missa, das 9 horas da manhã.
Seja como for, é bom aguardar as cenas dos próximos capítulos. Assim, será possível imaginar como a política vai se comportar na Princesa do Sertão. Uma coisa é certa: não existe adversário morto na política.
Por Luiz Santos jornalista e Radialista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas