Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Bolsonaro inelegível: é motivo de comemoração?

Por: Luiz Santos

01/07/2023 07h58 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Alan Santos/PR
Alan Santos/PR

O Brasil e praticamente o mundo acompanhou com grande expectativa o julgamento dos senhores(as) ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a votação cujo resultado deixou o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), inelegível pelos próximos 8 anos. Acompanhamos essa decisão não do ponto de vista jurídico, pois não temos qualquer formação jurídica, mas, do ponto vista jornalístico. Neste sentido, podemos fazer uma analogia como um BA-VI, no qual as torcidas ansiosas aguardavam o apito final dos "árbitros". De um lado, a torcida queria comemorar com fogos de artifícios; do outro, para criticar e procurar encontrar um ou mais culpados pelo fim trágico da partida, pela derrota do seu "time".

Do lado deste que vos escreve, resta dizer que embora Bolsonaro tenha "cavado sua própria cova", quando praticou o que não devia, segundo entendem muitos juristas, ao convocar diplomatas estrangeiros para por em dúvidas o sistema eleitoral brasileiro e dizer falsas verdades sem nenhuma prova, acabou ele mesmo, Bolsonaro, se sepultando. Fato é que com o resultado proclamado pelo TSE na tarde desta sexta-feira, 30 de junho, em desfavor do ex-presidente, há que se perguntar, Bolsonaro inelegível: é motivo de comemoração? Do ponto de vista da Democracia brasileira, estamos avançado politicamente ou retroagindo?

Em nossa modesta opinião, não tido muito o que comemorar ultimamente no Brasil no que se refere aos ex-presidentes. Fernando Collor de Melo e Dilma Rousseff (PT), foram colocados pra fora do poder pelo instituto do Impeachment; o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer foram presos, políticos ou não. Mas, voltando ao caso Bolsonaro, o ineditismo com ele acontece diferente: foi o primeiro deputado federal a se eleger presidente da República; o primeiro presidente a não conseguir a reeleição, e o segundo ex-presidente a ficar inelegível.

Acredito que esses males que rondam os ex-presidentes devem ficar simplesmente nos livros da história. Que breve teremos vergonha e muitas crianças de hoje vão se perguntar no futuro se "isso foi verdade mesmo"? Neste caso, torço para que possamos começar a escrever novas histórias do ponto de vista da  política e dos políticos brasileiros. E que comece agora com o presidente Lula que carrega nas costas denúncias graves de corrupção, ao que se sabe.

Acredito que devamos fazer uma reflexão profunda diante de tudo isso que está acontecendo com Bolsonaro. E que sirva de exemplo para todos nós, em vários aspectos da vida. Principalmente agora, em tempos de redes sociais, em que muitos usam essas importantes ferramentas para praticar crimes de discriminação, ódio, calúnia, difamação, racismo etc. Que os nervos de alguns, que vivem sempre "à flor da pele", possa dar lugar ao amor. E não ao ódio, às brigas e até vias de fato, como acompanhamos antes, durante e pós o último processo eleitoral para presidente da República do Brasil.

Por fim, diante de tudo isso que estamos vivenciando no Brasil, no que diz respeito ao à política, acha mesmo que devemos comemorar esse resultado? É BA-VI mesmo? Ou  a democracia em nosso país foi e está sendo ameaçada? Será que poderemos abrir precedente para novos fatos? Será que com esse resultado do TSE em desfavor de Bolsonaro, o "vulcão da justiça" começou a liberar sua larvas agora e dias piores virão? Você comemorou ou está procurando culpado? O que você acha de tudo isso?

Por Luiz Santos, Jornalista e Radialista

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.