Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Feira de Santana

A porteira está aberta

Por Luiz Santos

15/05/2023 18h46 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Costumo utilizar ditos populares que fazem parte do nosso cotidiano ao escrever. Principalmente aqueles que têm suas raízes fincadas na zona rural. “Onde passa um boi, passa uma boiada” é fato e muito comum. Nas fazendas quando um boi pula a cerca ou a porteira está aberta, boa parte da boiada segue caminho, e para conter o rebanho dá um certo trabalho. Assim também acontece na política brasileira: muitos “bois" acabam “pulando” a cerca e vão caçar alimentos onde a “grama” está “verde".

Traçando uma analogia, na Bahia, por exemplo, membros do PSDB, PP e PDT estão no processo de pular “cerca” e andando a passos largos para os braços do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Em nível federal não tem sido diferente e até lideranças do partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) começam a se aproximar do governo Lula. 

O exemplo mais recente aconteceu com o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) que recebeu de braços abertos e pousou pra foto no aeroporto do seu município, Juazeiro do Norte no Ceará, com o presidente Lula, o ministro Camilo Santana, da Educação, e outros políticos da comitiva, fato que tem gerado muitos comentários negativos para o político local, além de pedidos de expulsão por parte de apoiadores e membros do seu partido, o PL.

Se vivêssemos em um país sério, era normal qualquer deputado federal, de qualquer sigla partidária, recepcionar o presidente da República, no entanto, no Brasil não é assim. Isso sem considerar que quando “esse povo” pula a “cerca” e se aproxima de governador, presidente, prefeito, muitas vezes, o faz em busca de benefícios próprios e não do povo que vos colocou nos cargos que ocupam.

Com menos de cinco meses do governo do presidente da República atual e de governadores em alguns estados Brasil afora já assistimos o “pula-pula” na política. Imagine até o final de 2026. Se não fecharem “as porteiras” direitinho e reforçarem “as cercas” muito "boi" pulará para a “roça” do vizinho em busca da "grana verde" e vai embora livremente. Ao que parece, a porteira está aberta.

 

Por Luiz Santos Radialista e Jornalista

 

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
José Jailton Lima de JesusHá 2 anos Feira de Santana ...E a porteira é larga,Luis
Maria das Graças FerreiraHá 2 anos Feira de Santana Mas querendo ou não, essa boiada tem dono e os donos são os eleitores. O próprio deputado cearense foi eleito por pessoas ideologicamente contrárias ao presidente atual. Se esse boi se acha no direito de comer grama em outras pastagens lamentavelmente a pastagem seca e o boi seca também! A direita está calada, porém viva e não será a esquerda quem irá dar ração a esse boy!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.