Costumo utilizar ditos populares que fazem parte do nosso cotidiano ao escrever. Principalmente aqueles que têm suas raízes fincadas na zona rural. “Onde passa um boi, passa uma boiada” é fato e muito comum. Nas fazendas quando um boi pula a cerca ou a porteira está aberta, boa parte da boiada segue caminho, e para conter o rebanho dá um certo trabalho. Assim também acontece na política brasileira: muitos “bois" acabam “pulando” a cerca e vão caçar alimentos onde a “grama” está “verde".
Traçando uma analogia, na Bahia, por exemplo, membros do PSDB, PP e PDT estão no processo de pular “cerca” e andando a passos largos para os braços do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Em nível federal não tem sido diferente e até lideranças do partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) começam a se aproximar do governo Lula.
O exemplo mais recente aconteceu com o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) que recebeu de braços abertos e pousou pra foto no aeroporto do seu município, Juazeiro do Norte no Ceará, com o presidente Lula, o ministro Camilo Santana, da Educação, e outros políticos da comitiva, fato que tem gerado muitos comentários negativos para o político local, além de pedidos de expulsão por parte de apoiadores e membros do seu partido, o PL.
Se vivêssemos em um país sério, era normal qualquer deputado federal, de qualquer sigla partidária, recepcionar o presidente da República, no entanto, no Brasil não é assim. Isso sem considerar que quando “esse povo” pula a “cerca” e se aproxima de governador, presidente, prefeito, muitas vezes, o faz em busca de benefícios próprios e não do povo que vos colocou nos cargos que ocupam.
Com menos de cinco meses do governo do presidente da República atual e de governadores em alguns estados Brasil afora já assistimos o “pula-pula” na política. Imagine até o final de 2026. Se não fecharem “as porteiras” direitinho e reforçarem “as cercas” muito "boi" pulará para a “roça” do vizinho em busca da "grana verde" e vai embora livremente. Ao que parece, a porteira está aberta.
Por Luiz Santos Radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas