Domingo, 03 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Shopping Popular

"Os boxes estão prontos, aguardando apenas a decisão dos vendedores", diz gestor do Shopping Popular Cidade das Compras

Quinta (30)

30/03/2023 16h42 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom Camara
Ascom Camara

O Tribunal de Justiça da Bahia, na quarta (29), em decisão liminar, acatou pedido do Ministério Público estadual e determinou que o Município de Feira de Santana conclua a obra da galeria exclusiva para artesãos na Rua Olímpio Vital. Já a Concessionária Feira Popular S/A e a Fundação Doimo, responsáveis pela construção do Shopping Popular, deverão finalizar a obra do setor de artesanato do local, com a construção de um galpão exclusivo na parte superior do Shopping, com boxes com ambiência e cenografia aprovados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Em entrevista concedida ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News na manhã desta quinta (30), o gestor do Shopping Popular, Elias Tergilene, afirmou que tudo já está pronto, aguardando apenas que os vendedores resolvam um impasse quanto a ocupação dos boxes.

"Ficamos sabendo, independente de notificação ou não decisão judicial se cumpre, porém, está havendo um equívoco, a obra está concluída, o que ainda precisa ser feito é o chamado enxoval, cada loja de artesanato tem uma característica, tem pessoas que vendem balaios, outras vendem santos, algumas vendem chinelo, arreio de couro para cavalo. Essa personalização específica para cada loja é que tem de ser feita, o que não ocorreu por conta de desentendimento entre os próprios artesãos, pois três querem ficar no andar de cima, o restante quer ficar na entrada da Central de Abastecimento, inclusive, a área da Central de Abastecimento está toda pronta, com as lojas instaladas. A partir do momento que houver uma decisão única, os boxes estão lá, e montaremos na parte de cima ou na parte de baixo. Se  escolherem a parte de baixo, ficará uma entrada muito boa para a Central de Abastecimento, se quiserem a parte de cima, ficará bom também, porque temos uma área já construída de 4 mil metros quadrados, que será o grande mercado de origem no centro da cidade, onde teremos artesanato, gastronomia, frutas e legumes, criaremos um grande mercado que se chamará Mercado de Origem, pois toda a cidade do porte de Feira de Santana tem um mercado turístico. O município tem a Central de Abastecimento que precisa ser requalificada para ser um local turístico", disse.

CN - O que falta para que o Shopping Popular decole?

Elias Tergilene - O Shopping Popular já decolou, o problema é a economia brasileira que decola e não decola, pois, um shopping, como qualquer outro, precisa da economia do Brasil, de uma economia sólida. Enfrentamos pandemia, uma eleição extremamente conturbada e não é só o Brasil, o cenário mundial para todas as pessoas que escutam as notícias é a guerra na Ucrânia, você tem a Europa com mudanças climáticas prejudicando muito agricultura, bancos no Estados Unidos quebrando, não podemos achar que Feira de Santana vai ficar numa bolha econômica e não vai ser afetada por todas essas situações. Temos shoppings em Manaus, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, todos os lugares estão sofrendo com essa indefinição econômica, juros altíssimos, a presidência da república não tá conseguindo fazer o país decolar, não podemos achar que vai estar tudo bom para nós e o resto do planeta ruim.

A respeito das reclamações a respeito do término da obra, Elias afirmou que as obras foram concluídas e que não é sensato comparar um shopping popular com um shopping convencional.

"A escadaria está pronta, é de concreto aparente como é feito no Shopping Popular de São Paulo, os corrimões, do shopping localizado no Brás em São Paulo, que é o maior da América Latina, é o mesmo tubo pintado de preto. Não podemos comparar um shopping popular com um shopping convencional, são duas coisas completamente diferentes. Fazendo um comparativo, com a Central de Abastecimento, o que era e o que é, e olha o Shopping Popular, porque comparar o Shopping Popular com o Shopping da Bahia, fica uma comparação injusta, temos que comparar o Shopping Popular com a área que ele está incluída. A Central de Abastecimento é com esgoto a céu aberto, cheio de lixo, mato e um mau cheiro danado. No Shopping Popular, você tem uma praça de alimentação, onde você come, os banheiros e o piso estão limpos. Quando chegamos em Feira de Santana aquela área era uma área onde ocorria tráfico de drogas e criminalidade, mas a partir do momento em que o shopping foi inaugurado, não houve mais assassinatos ali, diferente do que ocorre na Central de Abastecimento de Feira de Santana, onde encontramos diversas reportagens extremamente negativas", concluiu.

Leia mais sobre o assunto: "A responsabilidade é do Shopping Popular",diz Procurador do Município sobre decisão do Tribunal de Justiça em Feira 

Reportagem: Luiz Santos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.