Na manhã desta sexta-feira (1º), o secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, anunciou a segunda etapa da entrega de equipamentos 3D para escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, 33 unidades escolares serão contempladas com a tecnologia ainda nesta semana, beneficiando cerca de 20 mil alunos da sede e da zona rural do município.
Pablo Roberto destacou a importância do investimento e reafirmou o compromisso da gestão com a modernização do ensino. “É um investimento importante. O município já vem adotando medidas voltadas para inovação e tecnologia na educação. A partir de segunda-feira, esses novos equipamentos estarão disponíveis em sala de aula, permitindo que o aluno possa literalmente ‘viajar o mundo’ sem sair da escola. Isso contribui significativamente para o processo de aprendizagem, tornando a educação mais inclusiva e conectada”, afirmou o secretário.
Ao contrário do que muitos imaginaram, a ação não é fruto de parceria com o governo federal. Segundo Pablo, trata-se de uma iniciativa totalmente conduzida pela prefeitura de Feira de Santana, por meio de recursos próprios. “Essa é uma ação exclusiva do governo municipal. Fizemos o processo licitatório e agora estamos na fase de entrega. Além dessas 33 escolas, outras 54 unidades serão contempladas no segundo semestre. A ideia é expandir essa tecnologia para toda a rede”, explicou.
A adoção da nova tecnologia também vem acompanhada de capacitação para os profissionais da rede. De acordo com Pablo, as formações já foram iniciadas, com turmas sendo treinadas semanalmente. “O equipamento é simples de ser operado e oferece ao professor a possibilidade de pesquisar, planejar aulas e transformar a experiência do aluno. Já tivemos formações na semana passada e nesta semana. A meta é garantir que toda a comunidade escolar possa fazer uso pleno desses recursos”, completou.
Projeção para 2026
O secretário também comentou sobre os desafios enfrentados no início do ano letivo de 2025, mas garantiu que o objetivo da gestão é reorganizar todo o processo até o início do ano letivo de 2026.
“Começamos o ano em 6 de fevereiro, não da forma que gostaríamos, mas com muito empenho da equipe da Secretaria, dos professores e gestores escolares. Estamos trabalhando em ritmo acelerado, em verdadeiro mutirão, para licitar e executar tudo que ainda falta. Nossa meta é iniciar 2026 com todas as escolas preparadas, sem as dificuldades que enfrentamos neste ano”, concluiu Pablo.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Ver essa foto no Instagram
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas