Deputados e senadores de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estão propondo a criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar atos considerados terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro próximo passado. Naquela oportunidade, marginais inconformados com o resultado das eleições de outubro de 2022 invadiram, quebraram, destruíram, agrediram fisicamente pessoas, atacaram os Três Poderes da República, em Brasília-DF.
Segundo informações colhidas, nesta segunda-feira (27), passados quase 60 dias dos atos referidos, deputados e senadores conseguiram reunir assinaturas suficientes para a possível criação e instalação da CPMI. Ao que tudo indica, a provável CPMI tem tirado o sono do governo Lula e de aliados que não querem, em hipótese alguma, enfrentar uma CPMI que investigaria os verdadeiros culpados por tudo que ocorreu naquele dia em Brasília.
Em sendo verdade que o governo federal está incomodado com a Comissão, há que se questionar: o que tanto teme o atual governo para não querer a criação e instalação da CPMI? O que está por trás dos atentados de 08 de janeiro? Será que tem, mesmo, esquerdistas infiltrados, como diz o pessoal da extrema direita? Logo o PT que tanto fala em CPMI? Embora saibamos que CPMI tem data, dia e hora pra começar, embora saibamos como começa e não como termina, não tem porque temer. Afinal quem não deve não teme, ditado conhecido.
Salvo melhor juízo, será a oportunidade do senhor presidente Lula e todo seu governo mostrar que não têm nada a temer. Será a oportunidade de o governo colocar o time em campo e jogar o jogo. Mostre que o senhor é um bom técnico e sabe jogar dentro das 4 linhas da Constituição, como dizia seu principal adversário, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Resta torcer que o presidente Lula e seus aliados não entrem em campo para impedir que a bola role no sentido de não acontecer a criação e instalação da CPMI. Pelo contrário, espera-se que ela [a CPMI] realmente aconteça, até porque mesmo sendo muito mais um instrumento político, é legal.
Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas