O Carnaval de Salvador, considerado pelo Guinness Book como a maior festa de rua do mundo, vem realmente batendo todos os recordes de público, organização e com atrações nacionais fazendo questão de se apresentarem no Carnaval da Bahia. É uma grande vitrine na qual todos querem aparecer e expor suas "mercadorias".
De um lado, o empenho da prefeitura de Salvador em fazer do Carnaval uma forma de mostrar o que a cidade tem de melhor em serviços e tentar atrair o turista, principalmente o estrangeiro que deixa Euro e Dólar por aqui. Noutra ponta, o governo da Bahia também tem feito o máximo empenho no que diz respeito à contratação das atrações, investimento em segurança pública, saúde, incentivo financeiro aos blocos afros como Carnaval Ouro Negro enfim, são algumas das ações que enaltecem o carnaval da Bahia. A competitividade entre a prefeitura da capital baiana e o governo do estado pra ver quem faz mais tem sido positivo. Afinal - no final -, o povo é quem sai ganhando.
No que se refere à Micareta de Feira de Santana, que este ano acontecerá entre os dias 20 e 23 de abril, até o momento não tem nada de concreto. A população, especialmente aquela que curte a festa, até o momento não sabe quais são as atrações convidadas, quem são os convidados que irão se apresentar na festa de rua do interior do estado. Bom lembrar que a Micareta não acontece faz três anos (2020 a 2022), devido a Pandemia da Covid-19.
Não há qualquer pretensão em comparar o Carnaval de Salvador com a Micareta de Feira de Santana. São duas dimensões completamente diferentes, incomparáveis. No entanto, as coisas boas devem ser copiadas para que sejam alcançados alguns dividendos para Feira de Santana.
Tanto o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva (MDB), quanto o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho que esteve presente no Carnaval de Salvador, precisam “correr contra o tempo”, deixar as questões políticas de lado e conversarem exaustivamente com o senhor governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e com as pastas responsáveis pela organização de um evento como a Micareta, em busca dos apoios cabíveis e necessários para a realização dessa grandiosa festa que é a Micareta. Se assim o fizerem poderão, inclusive, aliviar os cofres públicos municipal.
Daqui, vamos aguardar e torcer para que o diálogo entre os dois gestores (prefeito de Feira e governador do estado da Bahia) ocorra e que a Micareta de Feira seja organizada, atraia público e de muita paz. Que não seja igual uma feira livre na qual quem gritar mais alto “conquista o cliente”. Com todo respeito às feiras livres.
Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas