O Brasil e o mundo acompanharam estarrecidos as invasões ocorridas na Praça dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) na Capital Federal Brasília, no último domingo, 8, quando bolsonaristas ditos radicais, ou melhor, terroristas, quebraram, rasgaram, xingaram, espancaram e até cocô fizeram nos espaços daqueles ambientes, além de fazerem questão de postar e transmitir tudo quanto faziam, em tempo real, nas redes sociais.
Depois dos crimes cometidos alguns bolsonaristas que, salvo melhor juízo, parecem sofrer de hipinose coletiva e não conseguem enxergar um palmo à frente do nariz, procuram justificativas para seus atos tentando associá-los aos ocorridos em 2013 e/ou 2017 quando aconteceu o Impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Para aqueles e aquelas que passaram a defender crime agora como justificativa, nunca é tarde para lembrar que um erro não justifica outro. O crime não se combate com outro crime. Crime é crime e se combate com aplicação das leis vigentes em quaisquer país.
Assim como em 2013 e 2017 foi erro o que aconteceu, foram criminosos os participantes daqueles atos antidemocráticos, hoje também são todos errados e terroristas os que participaram dos atos antidemocráticos no domingo. Não é porque no passado não foram punidos que os de hoje não devam ser, e severamente punidos.
Caso as autoridades não ajam com o rigor das leis de agora num futuro próximo atos desta natureza poderão se transformar em prática comum em todos os municípios brasileiros. Quando um candidato a prefeito, como exemplo, perder as eleições para o adversário, "seus" eleitoreiras irão sair quebrando prefeituras e outros patrimônios públicos Brasil a fora.
É preciso que os Poderes constituídos deste país continuem unidos, respeitem a constituição do país, respeitem a sociedade brasileira e possam, neste momento, prender os verdadeiros culpados e culpadas por todo o ocorrido em Brasília e assim essa página triste da história nunca mais se repita no Brasil.
Foto GETTY IMAGES
Por Luiz Santos Radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas