A mídia sempre teve papel transformador, às vezes eleva outras tantas vezes derruba, constrói a imagem positiva ou negativa de um produto, serviço ou pessoa. Antes alguém podia até dizer que era mentira, intriga da oposição, coisa de adversário, ou como diria o ex-deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) "são meus detratores". Com esses argumentos, inclusive, conseguiram convencer alguns "inocentes ou inexperientes políticos".
Esses argumentos foram desmontados com o advento das mídias sociais. Hoje, quase tudo que as pessoas fazem ou deixam de fazer é exposto na internet, e essa tendência tem ajudado, contribuído maciçamente para derrubada ou elevação de muita gente. O certo é que as coisas ditas e postadas na rede mundial de computadores ficam guardadas e em algum momento poderão ser usadas a favor ou contra alguém.
Foi o que aconteceu com o ex-quase diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Edmar Camata, escolhido à dedo pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino. O que Dino e outros não esperavam era que o escolhido havia feito algumas declarações nas mídias sociais em favor da Operação Lava Jato, palavra que causa dores profundas na cúpula petista, tendo, o futuro ministro, que recuar da possível nomeação e, de imediato, anunciou o nome de Antônio Fernando Oliveira para ocupar o cargo.
Os dias se passaram e o nome do baiano Elmar Nascimento (UB-BA) surge como mais um político da Terra de Jorge Amado indicado para assumir um ministério do futuro governo Lula. A indicação é fruto de articulação política com o Centrão, grupo de partidos que mandam e desmandam no congresso nacional. São eles, os caciques do Centrão, que ditam as regras do jogo político na capital do país cujos reflexos ecoam em todo o Brasil. Elmar Nascimento é fiel escudeiro do candidato derrotado nas eleições de outubro último, ACM Neto do mesmo partido.
Elmar Nascimento utilizou as redes sociais no passado recente, período eleitoral, para atacar os petistas, leia-se Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As declarações de Nascimento poderão custar-lhe o cargo de ministro, pois o pessoal do centrão já busca um outro nome para substituí-lo considerando que petistas não aceitam Elmar Nascimento como ministro.
Trouxemos aqui dois exemplos de pessoas que já foram penalizadas pelas coisas postadas ou ditas nas mídias sociais. Que sirva de exemplo para todos e que tenhamos mais cuidados com o que postamos e/ou dizemos, especialmente porque elas, as mídias sociais, elevam e derrubam com muita rapidez. E não adianta querer esconder ou dizer que é fake news ou coisas do adversário.
Por Luiz Santos Radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas