Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Pode ser o mais popular da história da Bahia

Por Luiz Santos

17/12/2022 09h41 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom
Ascom

O governador eleito e diplomado e que tomará posse no próximo dia 1⁰ de janeiro de 2023, Jerônimo Rodrigues (PT), reúne todos os requisitos para ser o governador mais popular da história da política baiana, só depende dele mesmo. Como um sertanejo e menino pobre que foi, Rodrigues conhece de perto as dificuldades do povo baiano.

Rodrigues vai herdar uma administração sólida, consolidada e bem avaliada pelos analistas da política brasileira. Seu antecessor Rui Costa(PT), ou como ficou conhecido por aqui "Rui Correria", deixa o governo da Bahia, após dois mandatos,  bem avaliado. Segundo alguns institutos de pesquisas Costa possui mais de 70% de aprovação, e deixa a máquina azeitada, dinheiro em caixa e obras praticamente terminadas, prontas para serem entregues ao povo baiano.

Rodrigues tem se mostrado muito humilde e diz a todo instante que não mudará seu jeito de ser. Sabe-se que não é bem assim. Tem a liturgia do cargo. Jerônimo agora é governador da Bahia, tem toda uma simbologia, ritos a serem seguidos, protocolos. Rodrigues agora não é "apenas" o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que pode dirigir seu próprio carro, ir a feirinha da Estação, sentar e engraxar o  sapato em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria em Feira de Santana, comer uma codorna em Geni, enfim. É preciso toda uma estratégia de segurança, agenda, horário etc. Por mais que o governador queira, tem que seguir um ritual.

Mas diante dos fatos apontados até aqui, Jerônimo poderá ser o governador mais popular da história da política baiana. Depende único e exclusivamente dele. Esperamos que Rodrigues continue humilde, não deixe o cargo subir para cabeça e trabalhe exaustivamente em prol de todos nós baianos e baianas. Agora, independente de quem votou ou não, Jerônimo Rodrigues é governador da Bahia, e se fizer um bom governo todos(as) ganharemos.

Lembramos que não adianta ser humilde, sorridente, abraçar todo mundo, falar a língua do povo e não agir honestamente. Que essa força que veio do interior do Estado da Bahia possa trabalhar noite e dia para o bem desse povo.

Por fim, desejamos sucesso. Estaremos daqui com nossa "lupa" girando para cobrar as promessas feitas durante a campanha eleitoral, assim como para elogiar quando merecer.

Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Zezo Nogueira Há 3 anos São FelipeEstive num evento de campanha em Feira de Santanla e tive muito boa impressão. Uma imagem que vi há pouco, levantando o diploma na solenidade de recebimento e parte do texto reforça. Que o Humanismo de um Antônio Balbino volte a ocupar espaço. Me pareceu naquela oportunidade com gestual e riso espontâneo. Foge ao figurino do político de carreira. Ainda com maneirismo típico do professor...
Tony polêmico Há 3 anos Salvador Acredito no governo. Sério humilde a dúvidas são seu secretário tem que ser técnico não político
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.