Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Outubro Rosa

“A mulher deve buscar a unidade de saúde durante todo ano”, alerta enfermeiro

Série de reportagens especiais Outubro Rosa

01/11/2022 09h22 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Chegou ao fim a campanha do Outubro Rosa, porém existe uma preocupação dos profissionais de saúde para que as mulheres continuem buscando acompanhamento médico mesmo após o encerramento da campanha. Finalizando a série especial de entrevistas sobre o Outubro Rosa dos programas Levante a Voz, Jornal da Hora e Boca de Forno da Rádio Sociedade News FM, Sebastião Oliveira, enfermeiro responsável pela educação permanente da unidade de pronto-atendimento Elisabete Dias (UPA da Queimadinha), destacou a necessidade do acompanhamento médico de rotina. 



“Sem dúvida alguma a campanha Outubro Rosa vem com o objetivo de trazer à tona a necessidade de cuidados com aspectos de patologias e doenças que acometem a mulher, porém, esses cuidados permanecem independente do período do mês de outubro, principalmente a realização de exames laboratoriais, preventivo e o autoexame da mama, que são fundamentais para que essa mulher consiga acompanhar aspectos de mudança na sua saúde. Então a manutenção constante dos cuidados com a saúde é primordial para garantir a tranquilidade e a manutenção do seu bem-estar.”, explicou.

Sebastião reforçou que além do câncer de mama a mulher precisa estar atenta a outras patologias. “Existe uma grande necessidade de que essa mulher, após o período de campanhas que envolve o Outubro Rosa, continue mantendo atenção para seus cuidados com a saúde, principalmente realizando exames laboratoriais, periódicos, destinados a identificar possíveis alterações de saúde que ela possa vir apresentar. Não podemos deixar de falar dos cuidados envolvendo o autoexame da mama que é um exame simples e que a mulher precisa realizar todos os meses para identificar a possibilidade de surgimento de tumores no momento inicial, na sua forma precoce e assim garantir uma maior possibilidade de cura dessa doença que acomete tanto as mulheres. É importante lembrar também que o câncer de mama não atinge só mulheres, mas também homens. Não podemos esquecer que não é só o câncer de mama que acomete as mulheres, temos outras patologias, como câncer de colo de útero, que também precisam ser levantada a discussão e a mulher precisa realizar o exame com o ginecologista, o preventivo,  conseguir identificar a possibilidade dessa mulher apresentar algum tipo de tumor, alguma alteração no exames que podem gerar uma evolução para um câncer, como é o caso das pessoas que são acometidas pelo HPV, que é uma patologia que colabora de forma significativa para o surgimento desse tipo de câncer”.

Confira a série de reportagens especiais sobre o Outubro Rosa:

"Quanto mais cedo o diagnostico, maior a chance de cura", segundo mastologista Dr. Julian Maurílio

“É possível ter qualidade de vida mesmo diagnosticado”; destaca psicóloga Rafaella Ferreira

“A fisioterapia é uma aliada no tratamento do câncer de mama”; destaca a fisioterapeuta Victória Barbosa

“A atividade física também ajuda a prevenir o câncer de mama”; afirma personal trainer Kamila Lopes

“A mamografia salva vidas”; destaca a médica radiologista, Dra. Stephanie Lemos

“O câncer de mama e tratamento interferem na identidade feminina”, diz especialista

O enfermeiro ainda explicou que as mulheres devem procurar as unidades básicas de atendimento para obter acompanhamento médico. “A mulher pode estar procurando as unidades de saúde da família para fazer seus exames. Lá a mulher terá uma série de profissionais que poderão estar direcionando essa assistência, médicos, enfermeiros, odontólogos, profissionais de educação física que vão identificar a necessidade real de exames e fazer os encaminhamentos necessários para que ela possa garantir a prevenção do surgimento de qualquer patologia. A identificação precoce de qualquer sinal e sintoma são fundamentais para evitar que essas doenças possam avançar e chegar a um estágio de difícil tratamento. É importante lembrar que as Unidades de Pronto Atendimento, as UPAS elas são unidades de urgência e emergência, não são ideais para fazer um acompanhamento periódico. A UPA é uma unidade para o paciente que já está apresentando uma intercorrência, um agravo súbito e lá serão atendidos e direcionados se necessário para um atendimento hospitalar. Então a estratégia saúde da família é o melhor meio para que essa mulher consiga fazer acompanhamento dos seus exames e da sua condição de saúde”

 

“É natural que as pessoas tentem fazer uma fuga de uma doença não realizando exames ou não indo ao médico, só que essas condutas na verdade são irracionais e acabam que te expõe ao risco muito maior. A identificação precoce de doenças como câncer de mama, colo de útero, que normalmente acomete as mulheres, garante que o tratamento possa ser realizado e que a possibilidade de cura seja alcançada, chegando até cerca de 90% de chance de cura caso identificado precocemente. Então não justifica a mulher ter medo de realizar os exames, muito pelo contrário, ela tem que buscar a unidade de saúde e profissionais que possam sanar essa dificuldade, não somente no período do Outubro Rosa, mas durante todo ano, durante toda sua vida.”, concluiu.

Reportagem: Jéssica Campos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.