Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Outubro Rosa

“A atividade física também ajuda a prevenir o câncer de mama”; afirma personal trainer Kamila Lopes

Série de reportagens especiais Outubro Rosa

24/10/2022 09h00 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Diversos estudos apontam o sedentarismo e a obesidade como fator de risco para diversas doenças, inclusive o câncer de mama, em especial após a menopausa. De acordo com o portal do Laboratório Oswaldo Cruz, a obesidade está frequentemente associada ao aumento dos níveis séricos de insulina e do fator de crescimento de insulina (IGF-1), que, por sua vez, estão associados ao aumento de risco das neoplasias mencionadas acima. Além disso o excesso de peso está também associado a um estado inflamatório crônico e a um aumento da produção de estrógeno no tecido adiposo, que pode, por sua vez, aumentar o risco de desenvolvimento de tumores sensíveis ao estrogênio, tais como tumores de mama e endométrio.”. 

Na quarta reportagem especial da série de entrevistas sobre o Outubro Rosa, dos programas Levante a Voz, Jornal da Hora e Boca de Forno da Rádio Sociedade News FM, a professora de educação física formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pós-graduada em treinamento funcional, atendimento personalizado em Personal Trainer e também atendimento especializado para grupo especial, Kamila Lopes, o sedentarismo é o maior fator de risco a saúde da mulher a partir dos 30 anos.

Confira a série de reportagens especiais sobre o Outubro Rosa:

"Quanto mais cedo o diagnostico, maior a chance de cura", segundo mastologista Dr. Julian Maurílio

“É possível ter qualidade de vida mesmo diagnosticado”; destaca psicóloga Rafaella Ferreira

“A fisioterapia é uma aliada no tratamento do câncer de mama”; destaca a fisioterapeuta Victória Barbosa

“Quando se fala de sedentarismo e como ele pode afetar diretamente à qualidade de vida da mulher, é preciso olhar de uma forma global, analisar a questão da saúde física e mental dessa mulher, porque o sedentarismo afeta a saúde e a qualidade de vida da mulher de modo geral. O sedentarismo já é considerado o maior inimigo da saúde em aspectos gerais. Se tratando da mulher, ele pode causar retenção de líquido, aumento de peso, depressão, ansiedade, falta de energia física, falta de vigor e cansaço. Segundo estudos, a partir dos 30 anos e principalmente quando a mulher atinge a questão da menopausa, o principal fator de risco à saúde feminina deixa de ser o tabagismo e passa a ser o sedentarismo, que deixa a mulher exposta a doenças do coração, diabetes, obesidade, problemas ósseos e articulares, prejuízos ao sono, o humor da mulher também tende a ser prejudicado com a chegada da menopausa e sem preparação física e psicológica adequada, esses prejuízos do sedentarismo na mulher só tendem a aumentar. É uma questão que precisa de bastante atenção e discutir o que afeta diretamente a qualidade de vida da mulher em todos os aspectos gerais.”

Dentre os diversos benefícios que a atividade física pode trazer para saúde da mulher é justamente a prevenção do câncer de mama. “A prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia, doenças do coração, osteoporose, que são doenças que podem acometer mulheres pós-menopausa. A atividade física também ajuda a prevenir o câncer de mama, melhorar a composição corporal com a redução da porcentagem de gordura, e também na questão estética. A atividade física proporciona uma qualidade de estética corporal ao eliminar aquela gordurinha localizada que tanto incomoda. Além disso, a atividade física diminui os sintomas de depressão e melhora a autoestima da mulher. Estudos dizem que a atividade física reduz em até 35% o risco de morte em mulheres, alivia os sintomas da menopausa, melhora a qualidade de vida geral da mulher, ajuda a controlar também a pressão arterial. A atividade física pode ser considerada um medicamento que atua tanto na prevenção quanto no tratamento de todas essas questões.”, explicou

A personal trainer destacou ainda que investir em atividade física é investir em qualidade de vida e longevidade. “Amem-se, cuidem-se, pratiquem atividades físicas regulares, procure um profissional especializado, um professor de educação física qualificado para que possa atender a sua necessidade, prescrever um protocolo de treinamento específico para sua necessidade de investir em você. Mulher, investir em saúde é vida! Quanto mais você investe em si mesmo, na saúde do seu corpo que é o seu templo, você conseguirá viver bem melhor e ter uma qualidade de vida e saúde tanto física quanto mental. Vale muito a pena investir em saúde e em atividade física, investir em você. Os benefícios são muitos e é melhor agir na prevenção do que tardiamente lidar com questões de saúde e com doenças que poderiam ter sido evitadas se a tivéssemos prestado atenção no fator prevenção. De preferência procure uma atividade que você se adapte, que você consiga ter uma regularidade, uma manutenção durante a semana. A Organização Mundial de Saúde recomenda uma média mínima de 150 minutos de prática de atividade física de saúde por semana, 150 a 300 minutos de atividade física ao longo da semana, então procure atividades que fazem bem a você. Existem inúmeras modalidades de atividades para atender a todos os gostos. O melhor presente que você pode dar a si mesmo, mulher, é cuidar da sua saúde para que os teus dias sejam longínquos e com uma boa qualidade.”, concluiu.

Reportagem: Jéssica Campos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.