Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Outubro Rosa

“Eu fico muito feliz de ajudar pessoas”; declarou oncoinfluencer, Bruna Mendes

Série de reportagens especiais Outubro Rosa

28/10/2022 08h14 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

A campanha do Outubro Rosa tem como um dos seus principais objetivos rastrear e diagnosticar o câncer de mama de forma precoce para oferecer um tratamento mais conservador e com menos impacto para as pacientes. Porém, Bruna Costa não descobriu a doença tão cedo e atualmente luta há três anos e nove meses contra um tipo muito agressivo de câncer de mama, o HER2 positivo (O câncer de mama Her2 positivo é um câncer que expressa uma proteína em excesso que estimula o câncer a crescer e o torna um pouco mais agressivo).

“Tenho 37 anos e descobri o câncer de mama em 2019. Havia 02 meses que tinha acabado de amamentar o meu filho, quase 2 anos amamentando e comecei a sentir uma dor no meu seio esquerdo, comecei a tocar e percebi que existia um nódulo muito grande.”, contou Bruna na sétima entrevista da série de reportagens especiais sobre o Outubro Rosa, realizada pelos programas Levante a Voz, Jornal da Hora e Boca de Forno, da Rádio Sociedade News FM. 

Confira a série de reportagens especiais sobre o Outubro Rosa:

"Quanto mais cedo o diagnostico, maior a chance de cura", segundo mastologista Dr. Julian Maurílio

“É possível ter qualidade de vida mesmo diagnosticado”; destaca psicóloga Rafaella Ferreira

“A fisioterapia é uma aliada no tratamento do câncer de mama”; destaca a fisioterapeuta Victória Barbosa

“A atividade física também ajuda a prevenir o câncer de mama”; afirma personal trainer Kamila Lopes

“A mamografia salva vidas”; destaca a médica radiologista, Dra. Stephanie Lemos

“O câncer de mama e tratamento interferem na identidade feminina”, diz especialista

Bruna admitiu que não foi fácil receber o diagnóstico e que sentiu medo de morrer e deixar seus filhos. “Quando descobri o diagnóstico do câncer de mama, chorei muito e liguei para minhas amigas contando o que estava vivenciando naquele momento. Mas o que mexeu comigo assim era a morte, eu pensava: Meu Deus eu vou morrer e deixar os meus filhos! Todos da minha família ficaram tristes, chorosos, preocupados comigo e ainda assim correram atrás do tratamento”.

Apesar do impacto imediato causado, Bruna encontrou esperança, mesmo diante do tratamento complicado. "Depois que comecei a tratar a doença fiquei mais tranquila, porque vi que tinha sim um tratamento. Em relação ao tratamento, os sintomas da quimioterapia fortes, depois a radioterapia e em seguida a cirurgia na qual tirei toda minha mama, mas coloquei prótese no mesmo dia.”.

Após todo processo de tratamento do câncer de mama, a vida reservou mais uma surpresa para Bruna que acabou descobrindo que ainda não estava livre da doença. “Depois de todo o tratamento, em 2021 descobri que estava com metástase no pulmão, no fígado, ossos e mais para frente descobrir os tumores na cabeça”, contou.

Diante do novo diagnóstico, Bruna precisou embarcar em um novo processo, entre novos exames e consultas, ela precisou batalhar na Justiça para receber um medicamento chamado  Enhertu, o único adequado para o tipo de câncer que ela vem enfrentando. Um ciclo da medicação pode ultrapassar R$ 45 mil. Bruna conquistou o direito de receber a medicação, mas antes da sua vitória na Justiça, recebeu apoio da família, amigos e desconhecidos que tomaram conhecimento da situação enfrentada por ela.

“Em relação ao medicamento, entrei na justiça para ter acesso, porque ainda não está disponível no SUS. Busquei esse tratamento, porque a minha médica virou para mim e disse que não podia mais fazer mais nada pela minha cabeça, apenas do pescoço para baixo, então eu tive que correr atrás desse medicamento para hoje está melhor”, recordou.

Diante de todo cenário complicado, Bruna encontrou inspiração para compartilhar sua rotina e trocar experiências nas redes sociais. No Instagram, Bruna se intitula "oncoinfluencer" e inspira mais de 4 mil seguidores. “Eu fico muito feliz de ajudar pessoas que estão vendo minha história, me assistindo, estão gostando de tudo que eu venho compartilhando. Eu quero mostrar para vocês que dá sim para a gente correr atrás da cura”.

Bruna ainda aproveitou a oportunidade para fazer um apelo às mulheres, destacando o autocuidado e a necessidade de realização dos exames. “Façam seus exames, porque a descoberta precoce da doença é muito mais fácil de ser tratada, não deixe de fazer os exames.”, concluiu.

Reportagem: Jéssica Campos

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Morgana CostaHá 9 meses Coração de Maria Bahia ❤️
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.