Em 2018 quando deixou o cargo de prefeito de Feira de Santana para concorrer ao governo do estado da Bahia José Ronaldo passou o bastão para o então vice Colbert Martins (MDB). Durante a campanha tudo parecia normal. Zé Ronaldo tocava o barco de forma muito corajosa mesmo com parcos recursos, sem um cabo eleitoral de peso, como se diz no popular, com a cara e a coragem.
Na reta final daquela campanha Ronaldo declarou em alto e bom som que votaria no candidato Jair Messias Bolsonaro na época filiado ao PSL. A declaração foi feita durante debate promovido pela TV Bahia afiliada da Rede Globo no estado. Na época ACM Neto e toda cúpula do DEM (hoje União Brasil) na Bahia mostraram-se irritados. 4 anos passaram rapidamente como um toque de mágica e agora, mais uma vez, Ronaldo declarou seu voto para presidente da República em Bolsonaro, candidato à reeleição. A declaração foi feita em entrevista ao Conectado News sobre o posicionamento de Zé com relação a corrida presidencial. Veja a resposta na última pergunta dessa matéria.
Ronaldo disse que “em reunião com aliados do presidente Bolsonaro deixou bem claro que seu adversário na Bahia e no Brasil é o PT”. Enquanto ACM Neto (União Brasil), candidato ao governo da Bahia apoiado por Ronaldo, não se declara abertamente em quem vota ou quem apóia no 2⁰ turno, Zé Ronaldo mostra coragem e diz em quem vota. Resta saber se essa decisão clara de Ronaldo sobre Bolsonaro agrada ou mais uma vez vai irritar ACM Neto, como aconteceu em 2018. A pergunta que fica:a declaração de Zé Ronaldo de votar em Bolsonaro acrescenta ou tira votos de ACM Neto?
No primeiro turno das eleições as pesquisas eleitorais mostraram que quando “colava” o nome de Neto ao de Bolsonaro acabava sofrendo impacto negativo, caindo nas pesquisas de intenção de votos. Essa “colada” e seu efeito fizeram com que a coligação de ACM Neto entrasse na Justiça pedindo que “não associasse o nome de Neto ao de Bolsonaro”. Resta aguardar o resultado das eleições dia 30 para saber qual o “peso” da declaração de Zé Ronaldo, saber se o impacto no que se refere a votos será positivo ou negativo.
Por Luiz Santos Jornalista e Radialista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas