Está se tornando um crime cada vez mais comum, e tem se repetido geralmente de quatro em quatro anos em época de eleições. Refiro-me à prática de xenofobia, especialmente contra nós nordestinos, que ao longo dos séculos fomos maltratados, pisoteados, colocados em 2⁰ plano no que se refere às políticas públicas ou outras ações da União e dos demais entes federados. Além de muitos indivíduos que sempre se acharam, e continuam se achando, seres iluminados, superiores a nós nordestinos.
É inacreditável, inaceitável e inexplicável esse ódio alimentado por essa gente que entende que para além da ideologia político-partidária o nordestino não pode ter escolhas, sejam de ordem política, cultural futebolística, enfim, em seus pontos de vista, o nordestino serve como massa de manobra, Maria vai com as outras, e deve seguir as regras determinadas por aqueles xenofóbicos que não respeitam as leis brasileiras, não respeitam seus semelhantes, são "maiorais".
Embora seja de conhecimento público, não custa lembrar que nós, povo nordestino, temos os mesmos direitos constitucionais que os moradores do Sul, Sudeste, Centro-Oeste têm de escolher seus governantes, sejam de direita, esquerda, centro ou coisa que o valha. Afinal, em outros estados também tem petistas, Lulistas, esquerdistas... como queiram classificar; de igual modo também, no nordeste tem Bolsonarista, direitista, enfim, gente/eleitor de toda ordem. Por isso, defendam suas ideologias partidárias, mas, por favor respeitem nossos direitos, respeitem o povo nordestino.
Diante dessa polarização eleitoral, na qual cada um quer e se vê como melhor que o outro, visto a partir da corrente política, os ataques de toda ordem têm sido cada vez mais frequentes. Infelizmente alguns baianos e outros nordestinos ainda fazem postagens nas redes sociais afirmando que "a Bahia pede desculpas pela votação obtida pelo candidato petista Luis Inácio Lula da Silva(PT)". Particularmente, com o devido respeito, jamais pedirei desculpas por algo assim. E não se trata de arrogância, pois nunca agi com tal sentimento, seja agora ou mesmo ao longo da minha vida. Sou um praticante e defensor da humildade, mas devemos pedir desculpas quando erramos, e nesse caso, são eles - sulistas ou nordestinos defensores do atual governo e que praticam xenofobia - que devem nos pedir desculpas pelo que nos fizeram, pelo mal que nós causam.
Por fim, que nós, nordestinos, sulistas, nortistas... brasileiros possamos defender o que cada um acreditamos, porém, sobremaneira, com respeito às opiniões divergentes. E que nós, povo nordestino, diante de tantas agressões não nos rebaixemos tanto. Afinal, como diz o ditado popular "quem muito se abaixa [...] aparece."
Por Luiz Santos Jornalista e Radialista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas