A entrevista do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos na bancada do Jornal Nacional da toda "poderosa" Rede Globo de televisão, na noite desta quinta-feira, 25, durante 40 minutos, pareceu um "jogo de compadres". Na oportunidade, os apresentadores colocavam a bola na marca do pênalti para que Lula chutasse e marcasse o(s) gol(s).
É de conhecimento público a tranquilidade do Lula devido sua larga experiência política ao longo dos mais de 40 anos de vida pública. Lula já participou de centenas de entrevistas nacionais e internacionais, diversos debates, sabatinas, bate-papos, enfim. Neste caso, ele [Lula] se sentiu à vontade, como um pássaro no seu hábitat ou um jogador quando a partida acontece em seus domínios, dentro de casa e diante de sua torcida.
Assim fez Lula: deu risadas, convidou os apresentadores para tomar uma cervejinha e até comer churrasco. Confesso que esperava mais do William Bonner e de Renata Vasconcelos, que fossem mais contundentes nas perguntas.
Claro que Lula é muito mais preparado politicamente que o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL). Talvez por isso a entrevista tenha sido mais leve do que a que aconteceu na segunda-feira, 22, quando o estúdio da "plim plim" parecia um ringue, um espaço de pancadaria.
Quando comparadas as duas entrevistas, com o presidente e candidato à reeleição Bolsonaro e com o ex-presidente e candidato Lula, salvo melhor juízo, faz parecer que a Globo está mesmo "contra" o primeiro e a "favor" do segundo. Se este não for o raciocínio, no mínimo, deixa espaço para muitos comentários negativos, principalmente por parte dos Bolsonaristas que não se cansam de chamar a emissora de "Globolixo".
Por fim, ao analisar a entrevista desta quinta-feira, pode-se afirmar que, no geral, foi positivo. Não muito propositiva, mas leve e descontraída. Espera-se que os telespectadores, respectivamente eleitores, tenham tirado proveito de todas entrevistas e possam votar bem nos candidatos. E mais, que a Globo utilize a mesma "régua" para "medir" todos os candidatos. Afinal, "O pau que dá em chico dá em francisco".
Por Luiz Santos - Jornalista e Radialista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas