Quinta, 28 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Explosão

Carro pega fogo e explode no bairro Calumbi em Feira de Santana

Na manhã desta quinta (11)

11/08/2022 10h39 Atualizada há 2 anos
891
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Internauta
Internauta

Um automóvel Chevrolet Meriva ano 2010, pegou fogo e explodiu, na Avenida Tomé de Souza, próximo ao loteamento Morada Tropical, bairro Calumbi em Feira de Santana. Segundo informações de testemunhas e vídeos enviados a redação do Conectado News, o veículo funcionava a GNV -  Gás Natural Veicular.

Não há informações acerca do proprietário do veículo, que, de acordo com as imagens, não estava no local no momento da explosão.

O Conectado News entrevistou Valderney França de Jesus, especialista no mercado de instalação de sistemas GNV em Feira de Santana há mais de 20 anos, que disse quais os cuidados o proprietário de veículo movido a GNV deve ter.

O carro ficou totalmente destruído. Segundo informações obtidas através do emplacamento, o carro possui seguro e foi removido para o pátio da seguradora para avaliação.

CN - Quais os cuidados que deve ter o usuário do GNV?

Valderney França - O primeiro cuidado que se deve ter é na primeira instalação, procurar uma empresa credenciada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que tenha nome, não seja uma empresa qualquer, tem que ser uma empresa específica para isso, tenho 22 anos no ramo e acontecem alguns problemas, aqui na Val Gás sempre recebemos veículos de cliente se queixando de falhas, barulho no fundo do carro, entre tantas coisas. Ao checarmos a mala os trilhos não estão presos da forma correta, no capô  também não está instalado da forma correta, não está passando fiação normal por onde tem que ser feita, passa por cima de coletor ou outros locais incorretos, por isso é importante procurar uma empresa devidamente credenciada e especializada. 

CN - O que ocasiona a explosão do cilindro?

Valderney França - Cilindros de GNV explodem devido à falta de manutenção. A nossa empresa a Val Gás é a única empresa de Feira de Santana que faz o serviço de requalificação. A requalificação tem que ser feita de 5 em 5 anos. Como é feita?  Primeiro, faz-se o teste de divisão para verificar o estado do cilindro, se estiver apresentando corrosão, não serve mais. Segundo, abrir a válvula, olhar por dentro para ver se está tudo em dia, pesar para ver se não houve perda de massa e colocar dentro de um tanque com água para fazer o teste das partes, no posto quando abastece a pressão é 200, nós colocamos 300 para ver se tem condições de ser reutilizado. Passou por todo esse processo, o cilindro será pintado, e inserido o selo do INMETRO com a marca da empresa que requalifica. 

CN - O período de manutenção do cilindro independe se trafega em asfalto, zona rural, pista acidentada?

Valderney França - A requalificação deve ser feita de 5 em 5 anos independente de onde você roda. Damos uma atenção especial quando o cliente chega com um cilindro que estava guardado no fundo do quintal, galpão e deseja reutilizar. Mesmo que esteja na validade, oriento o cliente a fazer a requalificação, falo com ele, explico a situação, porque provavelmente este cilindro estava exposto a água, sol, o que faz o cilindro perder massa, e essa perda, no momento que coloca no veículo sem ter passado no teste, corre o risco de explodir. Outra coisa a destacar, é que cilindros queimados, no caso de um carro que pegou fogo, já está condenado, não serve mais, porque perde a massa, o ácido, não aguenta mais,  quando abre, recebe a pressão e estoura.

Veja o vídeo do momento da explosão.

Confira a entrevista na íntegra em nosso podcast.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
ROQUE DE ALMEIDA SOUZAHá 2 anos Feira de SantanaMeu Deus
Alexandre de Jesus OliveiraHá 2 anos SERRINHA(BA)Tem algo errado na placa se. Consultar ira ver.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.