O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (SC) aplicou acidentalmente antídoto para veneno de jararaca em 11 recém-nascidos, em vez de vacinas contra hepatite B, entre os dias 9 e 11 de julho. A instituição esclareceu que os bebês não apresentaram reações adversas e permanecem estáveis, sem necessidade de internação, sendo monitorados por médicos.
A dose aplicada foi de 0,5 ml, sem risco de efeitos graves, uma quantidade muito inferior à usada no tratamento de picadas de cobra, que pode variar entre 30 ml e 120 ml, dependendo da gravidade do envenenamento. A Secretaria de Saúde de Canoinhas comunicou que as famílias foram informadas e que os bebês estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
A prefeita da cidade ordenou a contratação de uma auditoria externa para investigar as circunstâncias do erro. A unidade de saúde, filantrópica e de gestão independente, recebe recursos públicos, mas não pertence ao município.
A Secretaria de Saúde enfatizou que o erro ocorreu na maternidade do hospital, e agora o foco é assegurar a segurança dos envolvidos e fornecer o suporte necessário às famílias afetadas.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 26°
Chuva