Sexta, 12 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Pessoa desaparecida

Equipe da Marinha procura indigenista e jornalista inglês desaparecidos na Amazônia

Servidor da Funai Bruno Araújo Pereira e colaborador do jornal "The Guardian" Dom Phillips desapareceram na região do município de Atalaia do Norte no domingo (5)

06/06/2022 16h33 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
@domphillips no Twitter e Bruno Jorge/ Funai
@domphillips no Twitter e Bruno Jorge/ Funai

A Marinha informou enviou nesta segunda-feira (6) uma equipe para procurar o indigenista brasileiro e o jornalista inglês desaparecidos na Amazônia.

O servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal "The Guardian", sumiram na região do município de Atalaia do Norte (AM) no domingo (5).

O caso é investigado pela Polícia Federal (PF). A Funai também acompanha o caso e está em contato com as forças de segurança que atuam na região. Segundo a entidade, Pereira não estava na região em missão institucional.

Phillips viajava pela terra indígena acompanhado por Pereira. Segundo o jornal "The Guardian", Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Ele mora em Salvador e faz reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para veículos como "Washington Post", "New York Times" e "Financial Times".

De acordo com informações da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o servidor da Funai recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a entidade diz que ele e o jornalista desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

Também segundo a nota, Bruno Pereira é "experiente e profundo conhecedor da região, pois foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte por anos". Eles viajavam em uma embarcação nova, de 40 cavalos, e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem.

Leia a íntegra da nota da Marinha:

A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento no fim da manhã desta segunda (6) do desaparecimento de uma embarcação de pequeno porte, em Atalaia do Norte (AM), próximo à comunidades São Rafael.

Uma equipe de Busca e Salvamento (SAR), subordinada à Capitania Fluvial de Tabatinga foi direcionada ao local de ocorrência.

Fonte: G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.