Breno Silveira, ilustre cineasta brasileiro, morreu neste sábado, 14 de maio, aos 58 anos de idade.
Popularmente conhecido por grandes sucessos nacionais, como “Dois Filhos de Francisco”, “Era Uma Vez” e “Dom”, o diretor faleceu neste sábado (14).Silveira estava no interior de Pernambuco a trabalho, quando teve um infarto fulminante e não resistiu.
O cineasta estava no processo de filmagens de um novo longa-metragem, chamado Dona Vitória, com Fernanda Montenegro, no município de Limoeiro. O velório será domingo (15), no Rio de Janeiro.
Breno Silveira
Breno Silveira nasceu em Brasília, em 5 de fevereiro de 1964, e se formou na École nationale supérieure Louis-Lumière, em Paris. Iniciou a carreira como diretor de fotografia, e em 2000 ganhou uma estatueta no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pelo trabalho em Eu Tu Eles.
Trabalhou em mais de 20 filmes como assistente ou diretor de fotografia, comandou diversas campanhas publicitárias para a TV, e produziu videoclipes para artistas consagrados, como Marisa Monte e O Rappa.
Breno Silveira estreou como diretor de cinema em 2005, com o longa-metragem “Dois Filhos de Francisco”. O filme se tornou o mais visto daquele ano, com mais de 5 milhões de espectadores.
O longa que conta a história da dupla sertaneja, Zezé Di Camargo e Luciano, recebeu mais dez indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, inclusive na categoria de melhor filme.
O diretor também produziu outros sucessos, como Gonzaga: de pai para filho” (2012) e "Era uma vez" (2008). Em 2021, Silveira lançou a série "Dom", inspirada nas invasões de prédios feitas por uma gangue do Rio de Janeiro. A trama acompanha Pedro Dom, um jovem de classe média e dependente químico que entra para o crime.
O IGN Brasil lamenta a perda de Breno Silveira e oferece as condolências à família, aos amigos e aos fãs do cineasta.
Fonte G1
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 19° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuva