Sexta, 29 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Artigo Eleições 2022

Humildade ou articulação política?

Por Luiz Santos

30/04/2022 07h50 Atualizada há 2 anos
914
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom

Costuma-se dizer que vereador “é aquele que ver a dor”. Isso porque dos cargos eletivos existentes no Brasil é o vereador que está mais próximo do povo, da comunidade, ouvindo os reclames da população. 

O vereador é o elo entre o povo e o poder executivo. É ele que muitas vezes enxerga os problemas e chega primeiro na comunidade, ainda que muitas vezes o vereador só seja prestigiado ou visto na hora de votar projetos de interesses do executivo.

Ultimamente, ao que parece, as coisas estão mudando. Aqui na Bahia, vereadores de Feira de Santana estão demonstrando prestígio com o governador do Estado, Rui Costa (PT). Para exemplificar, o ex vereador, saudoso Reinaldo Miranda (Ronny), jantava no Palácio de Ondina com Rui Costa e família. Nesta quinta-feira, 29 de abril, foi a vez do atual presidente do legislativo feirense, vereador Fernando Torres (PSD), juntamente com outros nove vereadores, recepcionarem o chefe do executivo baiano em sua residência para um almoço. Entre outros exemplos.

Isso nos faz acreditar que Rui Costa, que já foi vereador na capital baiana entre 2005-2009, sabe muito bem qual é o papel do vereador, e talvez por isso, tem prestigiado a categoria. Ou seria uma jogada de marketing para se aproximar cada vez mais do eleitorado e alavancar a candidatura do seu pupilo, Jerônimo Rodrigues (PT), lançado pelo grupo como pré-candidato ao governo da Bahia?

Seja jogada de marketing, estratégia política, articulação política, seja lá como queiram classificar, a atitude do governador de almoçar com legisladores feirenses, é louvável. Demonstra humildade, simplicidade, um gesto de alguém que desce do andar de cima e vem olhar os que estão mais embaixo.

Ainda no mesmo evento, o almoço político promovido pelo vereador Fernando Torres ao governador Rui Costa, estavam presentes o senador Otto Alencar (PSD), o pré-candidato Jerônimo Rodrigues juntamente com o pré-candidato a vice na chapa e que ainda é vereador e presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), vereadores entre outras autoridades e convidados. 

Daqui, esperamos que esse almoço tenha como sobremesa muitas obras para a Princesa do Sertão, ainda neste governo. Se assim for, aproveitamos para aplaudir a atitude de todos os envolvidos no caso, fato que ficará registrado para sempre na história de Feira de Santana: 28 de abril de 2022, dia em que Rui Costa almoçou na casa de um vereador.

Por Luiz Santos radialista e jornalista

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Gideoni de Souza NeryHá 2 anos Santanopolis-BahiaAcho que a movimentação de Rui, Jerônimo, Fernando e todos os envolvidos e presentes neste almoço é a soma de tudo que a política ultimamente tem esquecido ou colocado de lado. O diálogo e consequentemente seus frutos. Assim se constrói e mantém a democracia, tão atacada nos últimos tempos.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.