É de conhecimento público que o jogo só acaba depois que o árbitro da partida apita e ergue o braço sinalizando o final da partida. Sabe-se, também, que ninguém ganha jogo de véspera ou sentado vendo o adversário jogar; além do que, existe o ditado popular que diz “garrancho é que quebra panela de barro”.
Fazendo uma analogia ao futebol e à política, sabe-se que alguns adversários são considerados fracos, sem expressão, sem dinheiro, sem torcida ou voto. Conseguir reverter a situação e ganhar em campo ou na urna o adversário considerado favorito, não é uma missão fácil; na maioria das vezes é o favorito quem ganha mesmo.
Fazendo minhas análises da política baiana creio ser capaz de afirmar que a saída do senador Jacques Wagner (PT), da disputa eleitoral este ano, como está sendo noticiado pela mídia da capital e do país inteiro, colocando o também senador da base Otto Alencar (PSD), na disputa contra o candidato do União Brasil, ACM Neto, pode significar entregar de bandeja o Palácio de Ondina nas mãos deste. Ou como se diz de maneira popular, “Neto está com a faca e o queijo na mão”, restando apenas ao herdeiro da família Magalhães cortar a guloseima [queijo] e comprar o terno completo para usar no dia 1⁰ de janeiro próximo.
Com todo respeito ao senador Otto Alencar e seu grupo político, mas o tempo que resta para ele [Otto] e seu grupo político entrar em campo para essa disputa eleitoral acirrada é curto; embora seja de conhecimento que o senador tem dezenas de prefeituras/prefeitos(as) sob sua liderança. Apesar disso, é complicado reverter a situação em tão pouco tempo; ademais, alguns petistas estão irados e prometem cruzar os braços em torno de uma eventual candidatura de Otto.
O Senador Otto Alencar é considerado por muitos como um grande articulista político, capaz de arrumar “a casa”, conversar com os políticos, porém, como o “povão” é quem decide a "partida", ou seja, o voto não é tão bom assim.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Otto Alencar ainda enfrenta outro adversário: seu próprio partido (a legenda não teria interesse em disputar o governo da Bahia). Dizem que a alta cúpula quer Otto novamente no senado. Segundo informações chegadas a este repórter, o PSD já articula nos bastidores, em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, Otto Alencar como ministro da Saúde.
O que se sabe é que caiu como uma bomba a possível desistência do “galego” Jacques Wagner que, ao que parece, “amarelou”. E o Partido dos Trabalhadores (PT), não preparou um nome a altura para substituir Rui Costa e concorrer às eleições. Enquanto isso, João Leão, vice-governador, está parecendo, literalmente, um leão: feroz e faminto, rugindo os dentes e contando os momentos para assumir a governança por 7 meses, caso Rui Costa se afaste para disputar uma vaga no senado.
Resumindo, ter poder ou condições para resolver determinada situação, faltando ao indivíduo apenas a tomada de atitude, ou seja, estar com a faca e o queijo na mão pode não ser a melhor situação, mas, por isso, continuamos com nossa bússola girando a mil por hora para levar informações até você.
Por Luiz Santos Radialista e Jornalista
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado