Escolhas e arrumações não parecem nada fáceis mesmo. Afinal, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, é a lei. E como diz o ditado popular "não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos".
Por falar em dificuldades de arrumações, é isso que os principais candidatos ao Palácio de Ondina, ACM Neto (DEM) e Jaques Wagner (PT), estão enfrentando para colocar cada qual em seu cada qual, sem arranhar, sem quebrar, sem machucar [...] e fazer com que todos os aliados fiquem no seu devido cantinho e, ainda que insatisfeitos, dêem aquele sorriso lindo mostrando os dentes como se satisfeitos estivessem.
Do lado de Neto, o jogo mais parecido é o xadrez. Ou seja, não está sendo fácil para agregar o insatisfeito deputado federal Marcelo Nilo (PSB), que já está de malas prontas para deixar o grupo liderado pelo governador Rui Costa (PT). Qual cargo Nilo disputará? Senado ou vice de ACM? Coisa que tem tirado a paz de muitos: como pode Marcelo Nilo chegar agora e já furar a fila, sentar na janela do ônibus? Questiona uma fonte ligado ao Carlismo. E o ex prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), que em 2018 partiu para o sacrifício renunciando ao cargo de prefeito para concorrer ao governo da Bahia, vão deixar pra trás?
Acrescenta-se ao tabuleiro outros nomes como do prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), que pretende renunciar ao atual cargo e disputar uma vaga de vice ou senador no grupo. Assim também como o "dono" do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Jr, que, mesmo não tendo tanta expressão política vem se segurando no cargo já há algum tempo porque tem fundo partidário e tempo de rádio e tv para propaganda eleitoral. Como dizem que na política "ganha-se com amigos e governa-se com inimigos",
há que se questionar: será que no grupo de ACM Neto os últimos serão os primeiros e Zé Ronaldo ficará pra trás?
Do outro lado, de Rui Costa (PT), que tem como candidato ao referido Palácio seu mentor político, Jacques Wagner, tudo indica que está mais fácil a arrumação da casa. Otto Alencar (PSD), será candidato a reeleição ao Senado Federal. E o PP, do atual vice João Leão, deverá dar as cartas maís uma vez indicando o candidato a vice-governador. Como disse arrumações e mudanças causam alguns transtornos, mas nada melhor que uma boa conversa pra resolver tudo e colocar cada um no seu devido "lugarzinho". Seguimos de olho no tabuleiro político bahiano em 2022.
Por Luiz Santos
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado