Entre tantas belas canções interpretadas pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, XOTE DAS MENINAS, diz, em parte, “Mandacaru quando fulora na seca, é sinal que a chuva chega no Sertão". Fazendo uma analogia o Mandacaru seria, digamos, a estação climatológica daqueles tempos, em que o cidadão tinha uma ideia como seria o tempo para plantações. E nós, sertanejos, conhecemos muito bem essa planta e sabemos que as chuvas são motivos de alegria, fartura e esperança de dias, meses ou anos de fartura que só elevam a autoestima dessa parte do povo brasileiro.
Existe uma expressão que se refere ao Mandacaru como sendo algo ruim. Dizem que a planta é tão ruim que “não dá nem sombra nem encosto”, ou seja, não serve pra nada. Discordo dessa ideia. Qualquer que seja a planta ela tem uma serventia.
No entanto, quando refiro-me ao presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), esse tornou-se um verdadeiro Mandacaru para o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (DEM), que, segundo as pesquisas, vem liderando as intenções de votos na corrida ao Palácio de Ondina.
Por outro lado, as mesmas pesquisas mostram que quando atrelam o nome dos dois, Bolsonaro e Neto, o herdeiro do espólio político do velho cabeça branca, ACM, o atual morador do Palácio da Alvorada, torna-se um verdadeiro Pé de Mandacaru: sem sombra, sem encosto, além de espinhoso; não agregando e ainda tirando votos.
É aí onde está o grande imbróglio de ACM Neto: quem ele vai apoiar para presidente da República, pois os candidatos que estão postos à mesa não conseguem elevar o nome de ACM Neto. Quando questionado o que fazer e quem irá apoiar para presidente, Neto simplesmente desconversa e diz que está “preocupado com a Bahia”.
Vale lembrar que Bolsonaro não tem sido um Mandacaru só para ACM Neto. Sem somar votos, essa cena tem acontecido em vários Estados da Federação. Diferente de 2018, quando vários candidatos aos governos estaduais, Câmara Federal e Senado foram alçados ao Poder porque, segundo dizem, se encostaram no Mandacaru, digo Bolsonaro, desta feita, o Xote das Meninas pode não significar qualquer sinal.
Por Luiz Santos radialista e jornalista
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado